O que sabemos sobre o SUV da Renault rival de Compass e Corolla Cross

Ler resumo da notícia
Durante uma visita recente à fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), me deparei com uma cena inesperada: um protótipo rodando em testes na BR-277, nos arredores da unidade industrial. Bastou uma olhada mais atenta para perceber que se tratava do aguardado SUV do segmento C que a marca prepara para o mercado brasileiro. Mesmo escondido sob a camuflagem, o modelo impressiona pelo porte.
Ele é grande. Mesmo sabendo que seria um rival de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, a impressão é de que a Renault vai entregar um SUV mais parrudo, com presença marcante na estrada. As dimensões serão, ao que tudo indica, um dos principais atrativos do modelo — que também se diferencia pela silhueta robusta, linha de cintura elevada e dianteira imponente.

O mais sofisticado Renault já feito no Brasil
Não é exagero dizer que esse será o carro mais sofisticado já produzido pela Renault no Brasil. O projeto, ainda sem nome confirmado, faz parte de uma nova fase da marca no país, voltada para produtos com mais valor agregado e conteúdo tecnológico.
Apesar das especulações sobre o nome 'Boreal', apurei com fontes ligadas ao projeto que esse batismo pode não se confirmar. O nome definitivo continua em segredo, mas a inspiração vem de uma proposta mais moderna e conectada, que se afasta da tradição de nomes usados anteriormente pela marca no Brasil.
Foco em tecnologia
O novo SUV será construído sobre a plataforma modular CMF-B, também conhecida como RGMP, a mesma base usada no Kardian. Essa arquitetura permite a aplicação de tecnologias mais modernas, inclusive sistemas de assistência à condução (ADAS), que marcarão presença nesse modelo.
Entre os itens esperados estão alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa. O SUV terá conectividade completa com integração com serviços remotos.
Essa base também aceita múltiplas motorizações, incluindo sistemas híbridos, e produção de veículos com comprimentos entre 4,0 e 5,0 metros, com modularidade nas dimensões de entre-eixos (quatro medidas entre 2,6 e 3,0 metros) e três medidas para a seção traseira, além da largura da bitola que pode variar entre 1,53 m a 1,6 m.
Motorização
Sob o capô, o SUV deverá estrear com o motor 1.3 turboflex TCe de até 170 cv com etanol, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. Esse motor já mostrou bom desempenho em modelos como o Captur, Oroch e Duster e deve oferecer uma combinação interessante de performance e consumo.
Mas o grande diferencial pode vir logo em seguida: a Renault confirmou que estuda uma versão híbrida do modelo, o que faria dele o primeiro híbrido flex da marca no país. Essa versão, baseada na tecnologia E-Tech que já equipa modelos europeus, pode chegar um pouco depois do lançamento da versão a combustão.
Sotaque brasileiro
O novo SUV compartilha soluções com o Renault Symbioz, que será lançado na Europa ainda neste ano. A proximidade entre os dois modelos é estratégica: ambos usam a mesma plataforma e compartilham design, eletrônica embarcada e motorização. Mas o nosso SUV terá ajustes para o gosto e as condições brasileiras — inclusive na suspensão, que deverá ser mais robusta, e na cabine, pensada para oferecer mais conforto térmico e praticidade.
O interior promete seguir o padrão europeu, com acabamento mais refinado e soluções inteligentes de ergonomia e espaço. O entre-eixos será generoso, o que deve garantir bom espaço para quem viaja atrás.
A produção está prevista para começar ainda no primeiro semestre de 2025, e a fábrica já está montando os pré-série, com lançamento nas lojas estimado para o segundo semestre. Será um dos principais lançamentos da Renault na década e marca o início de uma nova era para a marca no Brasil, com produtos mais sofisticados e de maior valor agregado.
Como é a plataforma CMF-B
Entenda a arquitetura que sustenta a nova geração de veículos da marca, incluindo o aguardado SUV médio.
O que é a CMF-B?
- Plataforma modular global da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi
- Desenvolvida para veículos compactos e médios com foco em segurança, conectividade e eficiência
- No Brasil, está sendo nacionalizada para produção em São José dos Pinhais (PR)
Características
- Suporte nativo a motores híbridos e tecnologias eletrificadas
- Compatível com sistemas avançados de assistência à condução (ADAS)
- Estrutura mais rígida e moderna, com maior proteção em colisões
- Permite melhor aproveitamento de espaço interno, com entre-eixos mais generoso
Quais modelos usam a CMF-B?
- Renault Kardian (Brasil)
- Nova geração do Renault Duster (estreia prevista para 2025)
- SUV médio inédito (lançamento no 2º semestre de 2025)
- Renault Symbioz (modelo europeu derivado do nosso SUV)
- Renault Clio V (Europa)
- Renault Captur europeu
- Dacia Jogger e Sandero (Europa)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.