Paula Gama

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O que sabemos sobre o SUV da Renault rival de Compass e Corolla Cross

Durante uma visita recente à fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), me deparei com uma cena inesperada: um protótipo rodando em testes na BR-277, nos arredores da unidade industrial. Bastou uma olhada mais atenta para perceber que se tratava do aguardado SUV do segmento C que a marca prepara para o mercado brasileiro. Mesmo escondido sob a camuflagem, o modelo impressiona pelo porte.

Ele é grande. Mesmo sabendo que seria um rival de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, a impressão é de que a Renault vai entregar um SUV mais parrudo, com presença marcante na estrada. As dimensões serão, ao que tudo indica, um dos principais atrativos do modelo — que também se diferencia pela silhueta robusta, linha de cintura elevada e dianteira imponente.

O tamanho do carro chama bastante atenção
O tamanho do carro chama bastante atenção Imagem: Placa Verde no Instagram

O mais sofisticado Renault já feito no Brasil

Não é exagero dizer que esse será o carro mais sofisticado já produzido pela Renault no Brasil. O projeto, ainda sem nome confirmado, faz parte de uma nova fase da marca no país, voltada para produtos com mais valor agregado e conteúdo tecnológico.

Apesar das especulações sobre o nome 'Boreal', apurei com fontes ligadas ao projeto que esse batismo pode não se confirmar. O nome definitivo continua em segredo, mas a inspiração vem de uma proposta mais moderna e conectada, que se afasta da tradição de nomes usados anteriormente pela marca no Brasil.

Foco em tecnologia

O novo SUV será construído sobre a plataforma modular CMF-B, também conhecida como RGMP, a mesma base usada no Kardian. Essa arquitetura permite a aplicação de tecnologias mais modernas, inclusive sistemas de assistência à condução (ADAS), que marcarão presença nesse modelo.

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Entre os itens esperados estão alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa. O SUV terá conectividade completa com integração com serviços remotos.

Essa base também aceita múltiplas motorizações, incluindo sistemas híbridos, e produção de veículos com comprimentos entre 4,0 e 5,0 metros, com modularidade nas dimensões de entre-eixos (quatro medidas entre 2,6 e 3,0 metros) e três medidas para a seção traseira, além da largura da bitola que pode variar entre 1,53 m a 1,6 m.

Motorização

Sob o capô, o SUV deverá estrear com o motor 1.3 turboflex TCe de até 170 cv com etanol, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. Esse motor já mostrou bom desempenho em modelos como o Captur, Oroch e Duster e deve oferecer uma combinação interessante de performance e consumo.

Mas o grande diferencial pode vir logo em seguida: a Renault confirmou que estuda uma versão híbrida do modelo, o que faria dele o primeiro híbrido flex da marca no país. Essa versão, baseada na tecnologia E-Tech que já equipa modelos europeus, pode chegar um pouco depois do lançamento da versão a combustão.

Sotaque brasileiro

O novo SUV compartilha soluções com o Renault Symbioz, que será lançado na Europa ainda neste ano. A proximidade entre os dois modelos é estratégica: ambos usam a mesma plataforma e compartilham design, eletrônica embarcada e motorização. Mas o nosso SUV terá ajustes para o gosto e as condições brasileiras — inclusive na suspensão, que deverá ser mais robusta, e na cabine, pensada para oferecer mais conforto térmico e praticidade.

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O interior promete seguir o padrão europeu, com acabamento mais refinado e soluções inteligentes de ergonomia e espaço. O entre-eixos será generoso, o que deve garantir bom espaço para quem viaja atrás.

A produção está prevista para começar ainda no primeiro semestre de 2025, e a fábrica já está montando os pré-série, com lançamento nas lojas estimado para o segundo semestre. Será um dos principais lançamentos da Renault na década e marca o início de uma nova era para a marca no Brasil, com produtos mais sofisticados e de maior valor agregado.

Como é a plataforma CMF-B

Entenda a arquitetura que sustenta a nova geração de veículos da marca, incluindo o aguardado SUV médio.

O que é a CMF-B?

  • Plataforma modular global da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi
  • Desenvolvida para veículos compactos e médios com foco em segurança, conectividade e eficiência
  • No Brasil, está sendo nacionalizada para produção em São José dos Pinhais (PR)
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Características

  • Suporte nativo a motores híbridos e tecnologias eletrificadas
  • Compatível com sistemas avançados de assistência à condução (ADAS)
  • Estrutura mais rígida e moderna, com maior proteção em colisões
  • Permite melhor aproveitamento de espaço interno, com entre-eixos mais generoso

Quais modelos usam a CMF-B?

  • Renault Kardian (Brasil)
  • Nova geração do Renault Duster (estreia prevista para 2025)
  • SUV médio inédito (lançamento no 2º semestre de 2025)
  • Renault Symbioz (modelo europeu derivado do nosso SUV)
  • Renault Clio V (Europa)
  • Renault Captur europeu
  • Dacia Jogger e Sandero (Europa)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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