Walter Salles foi piloto, teria carrões e já ganhou de Emerson Fittipaldi

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Walter Salles é um nome sinônimo de sucesso nos cinemas brasileiro e internacional. Com sua obra "Ainda Estou Aqui", o diretor conquistou o primeiro Oscar de Melhor Filme Internacional para o Brasil, um marco histórico para a indústria cinematográfica nacional. Porém, ele não é apenas uma figura de destaque no mundo do cinema, mas também já se arriscou em carreira paralela no automobilismo, onde também se destacou e conquistou vitórias, incluindo um emocionante triunfo sobre o ícone Emerson Fittipaldi.
A paixão de Walter Salles por velocidade começou na adolescência, quando ele se tornou bicampeão de kart no Rio de Janeiro. A competição nas pistas, porém, foi colocada em segundo plano quando ele se matriculou na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, para estudar Cinema. Mesmo assim, os motores nunca o abandonaram por completo, e o cineasta retornou às corridas na década de 1990, quando conquistou o título de campeão paulista de kart.

A história de Salles nas competições automobilísticas ganhou novos capítulos anos depois, quando ele decidiu se aventurar no automobilismo profissional. Um dos pontos altos de sua carreira foi a vitória nas Mil Milhas de 1996, uma das provas mais tradicionais do automobilismo brasileiro. Naquela ocasião, formou uma equipe vitoriosa ao lado de Roberto Keller, Roberto Aranha e André Lara Resende no Autódromo de Interlagos.
No entanto, foi no Campeonato GT Brasil de 2008 que Salles teve um de seus maiores momentos, competindo ao lado de Ricardo Rosset, ex-piloto de Fórmula 1, com um Ford GT. Eles conquistaram o vice-campeonato daquela temporada, mas o que realmente ficou na memória foi a vitória de Salles sobre Emerson Fittipaldi em uma das corridas, disputada no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Fittipaldi, que corria com seu irmão Wilson em um Porsche 997, reconheceu o feito de Salles com um emocionante comentário em suas redes sociais: "E que alegria ver você também brilhar nas pistas, como um campeão do automobilismo, corremos juntos e você chegou na minha frente em Jacarepaguá."
Salles também teve carreira no exterior, e participou de uma temporada do FIA GT3 European ao lado de Thomas Mutsch, também com um Ford GT.
Das câmeras às pistas
Apesar de ter uma carreira sólida nas pistas, o foco de Walter Salles sempre foi o cinema. Com uma carreira reconhecida mundialmente, ele conquistou o prestígio com filmes como "Central do Brasil" (1998), "Linha de Passe" (2008) e "Diário de uma Motocicleta" (2004).
Sua paixão pela velocidade nunca se desfez, e ele sempre manteve um pé nas corridas, seja pilotando ou acompanhando de perto o cenário automobilístico. Mesmo com a agenda lotada de projetos cinematográficos, continuou presente nas competições e sempre demonstrou a mesma dedicação que aplica em suas produções.
No entanto, sua trajetória nas pistas não se limitou a vitórias e campeonatos. Walter Salles tornou-se um verdadeiro embaixador da cultura automobilística no Brasil, frequentemente participando de eventos. Como ele mesmo disse em várias entrevistas, o automobilismo foi uma escola de disciplina e perseverança que o ajudou a consolidar sua carreira no cinema.

Além de seu sucesso nas pistas e nas câmeras, também existe uma especulação sobre a garagem estrelada de Walter Salles, que teria modelos raros e de alta performance. Entre os destaques de sua garagem, estariam um Alpine A110, um ícone do automobilismo francês, e um Porsche 911 anos 60, um modelo original que ele manteria em Paris.
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