Custa caro ser raiz: câmbio manual vira item de luxo e motivo de ostentação

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Houve um tempo em que ter um carro automático no Brasil era sinônimo de status. Nos anos 1990 e 2000, poucas marcas ofereciam essa opção, e quando ofereciam, o preço era bem mais alto. O motorista brasileiro estava acostumado a trocar de marcha no braço - e muita gente até torcia o nariz, argumentando que tiravam o prazer de dirigir.
Mas o jogo virou. Com a popularização da tecnologia e o trânsito cada vez mais pesado nas cidades, o câmbio automático foi conquistando espaço. Hoje, é o padrão da indústria: a maioria dos lançamentos chega ao mercado sem sequer oferecer uma opção manual.
Só que, enquanto os automáticos dominam as ruas, os manuais estão voltando com tudo - mas em outro patamar. Mais do que nunca, são uma escolha dos apaixonados por carros esportivos, daqueles que querem sentir cada troca de marcha, cada aceleração. Modelos como Honda Civic Type R, Toyota GR Corolla, Ford Mustang e até Porsche 911 são provas de que o câmbio manual virou um diferencial de luxo.
Esportivos raiz
O câmbio manual sempre teve um apelo esportivo, mas agora praticamente está reservado para quem realmente quer viver essa experiência ao volante. Afinal, não basta ter potência - é preciso controle.
O Honda Civic Type R, por exemplo, chegou ao Brasil trazendo exatamente essa proposta. Sob o capô, um motor 2.0 turbo de 297 cv e 42,8 kgfm de torque, com um câmbio manual de seis marchas que permite ao motorista explorar ao máximo a força do motor. Não por acaso, ele é um dos esportivos de tração dianteira mais respeitados do mundo. O preço? R$ 429.900, e sem opção de câmbio automático.

Na mesma pegada, o Toyota GR Corolla desembarcou por aqui com um motor 1.6 turbo de 304 cv e tração integral, também acoplado a um manual de seis marchas. O sistema permite que o motorista distribua a força entre os eixos, tornando a condução ainda mais envolvente. A versão Core custa R$ 416.990, enquanto a Circuit sai por R$ 461.990.

Já o Ford Mustang, um clássico que nunca deixou o câmbio manual de lado nos Estados Unidos, terá um lote de 200 unidades "raíz" à venda no Brasil. A transmissão de seis marchas Getrag MT-82 será acoplada no motor V8 Coyote 5.0 de 488 cv de potência e 57,5 kgfm de torque.
Experimentei esse conjunto há alguns anos, na América do Norte, e - de fato - foi a experiência mais visceral que tive a bordo de um Mustang na vida. Os preços não foram confirmados, mas é esperado que ultrapasse os R$ 500 mil.

E para quem quer um esportivo com extremo, o Porsche 911 Carrera T chegou ao Brasil com um detalhe especial: só com câmbio manual. Sim, a Porsche manteve a transmissão manual de seis marchas como única opção nesse modelo, justamente para oferecer uma experiência de direção mais autêntica.
Equipado com um motor 3.0 biturbo de 394 cv e 45,9 kgfm de torque, ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atinge 295 km/h de velocidade máxima. Para deixar tudo ainda mais esportivo, a marca reduziu o peso do carro, adotando vidros mais leves e menos isolamento acústico. Os preços começam em R$ 929.000.
Os esportivos que ainda apostam no câmbio manual têm algo em comum: não são apenas máquinas potentes, mas sim veículos que oferecem uma conexão real entre motorista e carro. Quem dirige um desses modelos sente cada troca de marcha, cada variação no giro do motor - e é exatamente isso que os torna tão especiais.
Eles não morreram: SUVs manuais ainda existem
Se no mundo dos esportivos o câmbio manual virou um artigo de luxo, nos SUVs ele se tornou uma raridade. Com o crescimento da tecnologia e do conforto nos utilitários, a maioria das marcas optou pelo automático. Mas ainda há resistência - e algumas opções para quem faz questão de trocar de marcha no braço.

O Renault Kardian, por exemplo, é uma das grandes surpresas do segmento. Equipado com um motor 1.0 turbo de 125 cv e 22,4 kgfm de torque, ele se destaca pela opção de transmissão manual de seis marchas, que entrega uma condução ágil e muito mais divertida.
O câmbio bem escalonado e o motor turbo fazem com que ele tenha um comportamento mais esperto do que as versões automáticas. Além disso, é uma das opções mais acessíveis entre os SUVs compactos, partindo de R$ 106.990.
Outro modelo que teve uma opção manual lançada recentemente foi o Citroën Basalt, equipado com um motor 1.0 Firefly de 75 cv e um câmbio manual de cinco marchas. A tendência, no entanto, é que os SUVs manuais fiquem cada vez mais raros.
Com a ascensão dos eletrificados - que não precisam de transmissão convencional, portanto, são sempre automáticos - e a preferência do consumidor pelo conforto dos automáticos, essas opções devem se tornar ainda mais exclusivas no futuro.
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