Paula Gama

Paula Gama

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

'Musk brasileiro' planeja carro híbrido nacional após tentar 'furar' a BYD

O empresário Flávio Figueiredo Assis ganhou notoriedade ao anunciar um ambicioso plano de produzir um carro elétrico genuinamente brasileiro com sua nova montadora, a Lecar.

Inspirado por Elon Musk, ele inicialmente propôs o Model 459 como um veículo elétrico de alta performance, adaptado às condições das estradas do Brasil. No entanto, decidiu mudar o curso e transformar o carro em um híbrido, acreditando que essa configuração se ajustaria melhor ao mercado nacional.

A transição de foco ocorreu meses depois de uma tentativa frustrada de instalar uma fábrica na Bahia. Em fevereiro, a BYD já havia sinalizado interesse em assumir a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), como parte de sua expansão no Brasil. Assis usou brechas na transação para tentar competir pelo terreno, mas o governo local confirmou que a marca chinesa ficaria com a instalação. Essa derrota forçou a Lecar a redirecionar seus esforços para consolidar sua produção em outro local.

Model 459

Lecar Model 459 agora será um híbrido
Lecar Model 459 agora será um híbrido Imagem: Reprodução

O Model 459, agora híbrido, combinará um motor a etanol com tração elétrica, resultando em autonomia de até 1.000 km com 30 litros de combustível. Esse modelo, segundo a Lecar, será concebido para oferecer uma alternativa mais viável em um mercado onde a infraestrutura para veículos elétricos ainda é limitada. Com preço inicial estimado em R$ 279 mil, terá um motor de tração elétrico de 165 cv e outro a combustão.

De acordo com a marca, o protótipo recebeu, em abril deste ano, placa verde para começar a ser testado. A expectativa inicial era de que chegasse ao mercado em meados de dezembro de 2024 - plano que será revisto com a mudança do projeto.

"Ao longo do período de desenvolvimento do carro, dos testes feitos e estudos internacionais já publicados, chegamos à conclusão de que o carro híbrido é mais vantajoso para a sociedade do que o elétrico em diversos quesitos, o que nos fez redirecionar nosso posicionamento e os planos para o mercado. A ideia, agora, é que nossa tecnologia híbrida flex a etanol com tração 100% de motor elétrico proporcione 1mil km com 30 litros de etanol. Temos o primeiro carro elétrico sem tomada do mundo", promete Assis.

Nova fábrica no Espírito Santo

Fábrica da Lecar será em Sooretama, Espírito Santo
Fábrica da Lecar será em Sooretama, Espírito Santo Imagem: Reprodução
Continua após a publicidade

Com a derrota na disputa pela fábrica em Camaçari, a Lecar anunciou que sua nova fábrica será instalada em Sooretama, no Espírito Santo, a 119 km da capital Vitória. A localização foi escolhida devido à proximidade com o aeroporto de Linhares e o complexo portuário do Espírito Santo, facilitando a logística de produção e distribuição.

O investimento total será de R$ 870 milhões, sendo R$ 240 milhões destinados às obras de construção e R$ 630 milhões em automação para a linha de montagem. A planta ocupará uma área de 460 mil metros quadrados às margens da BR-101, com isenções e benefícios fiscais por um período de 10 anos.

Quando pronta, a Lecar estima que a fábrica terá capacidade para produzir 120 mil carros por ano, com cerca de 1.500 funcionários diretos e até 3 mil indiretos. A planta será destinada a produzir, inicialmente, o Lecar 459 Híbrido, e contará com uma pista de testes.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes