Paula Gama

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Por que o BYD Dolphin Mini não ficará mais barato com fabricação no Brasil

Desde que a BYD começou a importar carros para o mercado brasileiro, causou um efeito cascata de redução nos preços dos carros elétricos no país.

Até o final do ano, a marca pretende começar a produzir veículos em solo nacional, e o primeiro deles será o 100% elétrico Dolphin Mini, modelo mais barato da montadora chinesa. A nacionalização do compacto, hoje comercializado por R$ 115,8 mil, fará com que seu preço caia para a faixa de R$ 100 mil, como foi especulado antes do respectivo lançamento, no final de fevereiro?

De fato, um exercício de lógica poderia nos levar a acreditar nisso. Contudo, no mundo real, a resposta é não - ainda que a fabricação local reduza os custos de transporte, pois o carro hoje é trazido da China, e acabe com incidência do Imposto de Importação - que, a partir desta segunda-feira (1º), sobe de 10% para 18% no caso de veículos totalmente elétricos.

Segundo o consultor automotivo Ricardo Bacellar, a questão não é tão simples, pois vários fatores influenciam a composição do preço de um veículo - historicamente, carros não ficam mais baratos pelo simples fato de sua produção passar a ser localizada.

"O mercado chinês é muito maior do que o brasileiro e, portanto, tem muito mais escala, o que influencia muito no custo de produção e, portanto, no preço. A menor escala no Brasil traz uma influência negativa quando se pensa no valor final do produto", explica o especialista.

Custo Brasil

Fábricada BYD em Guangzhou, na China, tem alto índice de automação para cortar custos
Fábricada BYD em Guangzhou, na China, tem alto índice de automação para cortar custos Imagem: Divulgação

Outro elemento é a carga tributária, já que cerca de 40% do valor de um veículo é imposto. Bacellar lembra que, no Brasil, temos impostos e benefícios trabalhistas que não existem no mercado chinês.

"Trabalhadores brasileiros contratados no regime de CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] têm direitos e benefícios que encarecem demais o custo da produção", destaca.

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Além disso, Bacellar destaca que os veículos produzidos localmente estão sujeitos a uma série de tributos como IPI, ICMS e PIS/Cofins, que podem onerar o preço mais do que as reduções de custos decorrentes da fabricação local.

"A logística também desempenha um papel importante no custo final dos veículos. Nossa malha de transportes é essencialmente composta pelo modal rodoviário, então é mais cara. A dependência de componentes importados e a necessidade de adaptação às normas e regulamentos locais adicionam camadas de complexidade e custo", prossegue.

Outro ponto destacado pelo consultor é a estratégia de mercado adotada pelas montadoras.

"Se você produz um carro onde há concorrência acirrada, você reduz sua margem porque quer concorrer. Quando o carro tem pouca ou nenhuma concorrência, você tem menos apetite para baixar a margem, ou seja, vende o carro um pouco mais caro porque tem uma disputa menor", explica. No caso do Dolphin Mini, sendo o modelo mais acessível da BYD, a montadora pode optar por manter uma margem de lucro maior para sustentar seus investimentos e operações no país.

Além disso, a produção local de um veículo envolve investimentos em desenvolvimento e adaptação tecnológica. Esses aportes iniciais são consideráveis e, inevitavelmente, serão repassados ao consumidor final, acrescenta.

"É interessante para a montadora a longo prazo produzir no país, é importante para a criação de emprego e renda, mas o foco não é a redução no preço. Nessa perspectiva, a discussão sobre redução da cadeia de impostos para quem produz no país é muito mais importante do que a elevação para quem traz produtos importados".

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