Topo

Paula Gama

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mais de 20% de desconto: como funciona a venda de carro zero km para MEI

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

06/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

De acordo com dados do Sebrae, no Brasil existem quase 15 milhões de microempreendedores individuais (MEI) ativos. São pintores, serralheiros, jardineiros, cabeleireiros, mecânicos, entre tantos outros profissionais.

Além de ser a maneira menos burocrática de prestar serviço e vender produtos formalmente, o MEI tem uma série de vantagens, como comprar carros com mais de 20% de desconto. A modalidade faz parte dos programas de venda direta das montadoras, direcionado, entre outros públicos, para empresas e frotistas.

"A porcentagem do desconto varia de acordo com a montadora. Antes da pandemia, era fácil encontrar carros com 30% de abatimento, mas com a falta de modelos no mercado, o desconto foi reduzido", explica o contador e consultor empresarial Danilo Trindade.

A porcentagem de desconto pode variar de acordo com o modelo e versão dentro de cada da montadora. As marcas também têm direito de suspender descontos nos modelos mais procurados pelo público, por exemplo. UOL Carros demandou as 10 marcas que mais vendem carros no país para conhecer as políticas de preço. Entre as que responderam, o abatimento chega a 21% do valor do veículo, e o prazo para receber o carro é de até 150 dias.

Como funciona

Na venda direta para CNPJ, a compra é feita diretamente da fabricante, apesar de ser intermediada por concessionárias. Na prática, a principal diferença é que, em vez de comprar um carro que já foi fabricado, o cliente paga por um modelo que ainda será produzido. Consequentemente, terá que esperar mais. Para solicitar o modelo, as concessionárias solicitam documentos que comprovem a existência da empresa.

"A documentação exigida varia de acordo com a montadora. Mas, basicamente, são solicitados documentos que comprovem a existência e a atividade da empresa, como Cartão CNPJ e Certificado da Condição de Microempreendedor Individual", informa Trindade.

Cuidados

Apesar de ser uma negociação relativamente simples, é preciso estar atento a algumas características do negócio. Primeiramente, ao comprar um veículo via CNPJ, o bem passa a ser da empresa, não do empresário. Isso significa que o carro pode ser penhorado para pagar dívidas da pessoa jurídica, explica o consultor Danilo Trindade.

"O mesmo acontece em relação às dívidas do veículo: serão cobradas da empresa, que poderá sofrer penalidade caso o IPVA esteja atrasado, por exemplo. Em caso de multa, será necessário apresentar o condutor para efeito de pontuação, mas o pagamento também é obrigação do CNPJ", alerta.

Também é importante ter atenção para outro detalhe: se a situação financeira apertar, não será possível vender o carro antes de completar 12 meses da compra, já que esta é uma das regras para ter o direito ao desconto.

"O carro simplesmente não pode ser transferido antes desse prazo. É uma proteção ao mercado, senão as pessoas iriam comprar carro na modalidade para vender mais caro, fazendo disso um negócio", informa Danilo.

Os carros comprados nessa modalidade podem demorar até 150 dias para serem faturados e entregues ao cliente. Isso significa que o preço também será reajustado de acordo com a tabela do mês de recebimento, ainda assim, o desconto é mantido.

Descontos para MEI

Para checar se o modelo que você gostaria de comprar tem desconto para MEI, é preciso se dirigir à área de "Venda Direta" nas concessionárias da marca.

UOL Carros entrou em contato com as dez montadoras que mais vendem carros no país para conhecer as alíquotas. Entre as que responderam, a Toyota tem um programa de desconto com dois carros contemplados, Corolla Sedã e Hilux. Para ambos o abatimento é de 10%.

Na Volkswagen, todos os modelos da gama estão disponíveis na modalidade de vendas para CNPJ e possuem condições especiais para MEI a partir de primeira unidade. Os descontos variam entre 6% e 17%, de acordo com o modelo e vocação de utilização.

A Nissan também tem descontos para CNPJ em todos os veículos. A Frontier tem taxas de 11% a 18%; o Sentra, de 7%; o Kicks, de 10% a 11%; o Versa, de 6% e o Leaf, de 21%.

Já a Hyundai tem uma política de venda para frotista, que se aplica caso o CNPJ queira comprar a partir de dois veículos. Se o pedido for apenas de um veículo, o CNPJ precisa "provar" que já tem uma frota mínima de três carros. O desconto para um a 10 carros é 9%.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.