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Carro seguro ou barato: dá para ter os dois? Compare modelos de menor preço
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O nível de segurança dos automóveis vendidos no Brasil tem aumentado desde 2010, com a exigência de itens como freios ABS, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e airbags para motorista e passageiros. Para os próximos anos, são esperados novos acréscimos como controle de tração e estabilidade e luzes diurnas de rodagem, itens comuns em carros mais caros. Mas, afinal, para ter um veículo realmente seguro é preciso desembolsar mais grana?
Analisei os itens de segurança dos seis carros mais baratos - ou menos caros - do país, com preços que variam de R$ 59.090 a R$ 73.820, e a constatação é que o nível de equipamentos desse quesito dos modelos não está diretamente ligado ao preço.
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A opção mais barata da lista, Renault Kwid, por exemplo, além dos itens obrigatórios, tem mais dois airbags nas laterais, controle de tração e estabilidade, luzes de circulação diurna e sensor de pressão dos pneus. O Fiat Mobi, seu principal concorrente por R$ 61.990, tem apenas o sensor de pressão dos pneus dessa lista. O Fiat Argo, a partir de R$ 70.477, e o Volkswagen Gol (R$ 76.690) não têm nenhum desses itens.
O Hyundai HB20 também é equipado com quatro airbags - além dos dois obrigatórios, para passageiro e motorista, tem dois laterais. Acrescenta-se à lista de itens de segurança controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. A versão de entrada custa R$ 73.590.
O concorrente direto, Chevrolet Onix, por R$ 73.820, tem seis airbags e controle de tração e estabilidade.
Idade do projeto
O que mais impacta nos itens de segurança é, certamente, a idade do projeto. O Renault Kwid, por exemplo, passou por uma reestilização neste ano, o que o deixou mais seguro. Hyundai HB20 e Chevrolet Onix mudaram de geração em 2020, enquanto Fiat Mobi é de 2016 e não passou por reestilização forte, Argo foi lançado em 2017 e Volkswagen Gol, pasmem, em 2008.
Por isso, uma boa dica para quem busca modelos mais seguros é priorizar a idade do projeto. Quanto mais novos, mais segurança embarcada, tanto em relação à lista de equipamentos quanto à engenharia do veículo.
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