Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Carro por assinatura no Brasil é o mesmo que leasing nos Estados Unidos?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Na última semana, falei sobre o preço dos carros de entrada nos Estados Unidos. O texto rendeu muitos comentários, alguns deles falando sobre o leasing, uma espécie de aluguel de carros muito comum na América do Norte. No Brasil, o modelo que mais se aproxima é a recém-chegada assinatura. Entenda as diferenças entre esses dois negócios e avalie se o locar um veículo por um longo período vale a pena para você.
O leasing é uma modalidade comum há anos nos Estados Unidos, mais popular até mesmo do que o tradicional financiamento. Trata-se de uma espécie de arrendamento do veículo, quando o banco é o proprietário e o cliente tem o direito de uso por um período determinado, que varia de 12 a 60 meses - apesar de o tempo médio escolhido pelos americanos ser de 24 meses.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Nesse tipo de negócio, o cliente paga pela depreciação do bem durante o período do uso. Isso significa que se um carro de US$ 20 mil deprecia 30% (US$ 6 mil) em 24 meses, o valor do leasing será de US$ 6 mil, a ser pago em 24 parcelas, adicionando o imposto, taxas de administração e outros custos. As despesas com documentação, seguro e manutenção são de responsabilidade do usuário do automóvel.
Para se ter uma ideia, o leasing de um Toyota Corolla (versão LE) - que custa US$ 21.505 sem impostos e frete, o equivalente a cerca de R$ 121 mil - por 36 meses e com direito a rodar cerca de 1.600 km por mês, sai por US$ 219 (R$ 1.233) mensais mais uma entrada de US$ 3.218 (R$ 18.126). Ao final do contrato, o cliente pode comprar o veículo, abatendo o valor que foi pago, ou fazer um novo leasing.
Assinatura
Os princípios básicos das assinaturas oferecidas no Brasil são semelhantes. O cliente fica com um carro entre 12 e 48 meses, com um limite de quilometragem, mas diferente do que acontece no leasing, os custos com documentação, seguro e manutenção já estão inclusos no contrato. O aluguel de um Toyota Corolla XEI, no valor de R$ 142.190, durante 24 meses com uma franquia de 1.500 km ao mês, parte de R$ 2.690 ao mês. Não há pagamento de entrada.
No Brasil, a assinatura pode ser uma alternativa interessante para quem não tem a possibilidade pagar um carro à vista ou não tem um valor robusto para pagar a entrada, pois em alguns casos pode sair mais barato do que o custo do financiamento mais documentação, seguro e manutenção.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.