Topo

Paula Gama

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Testamos: saiba qual o SUV compacto com mais espaço para levar crianças

Dayna Smith/for the Washington Post/Via Getty
Imagem: Dayna Smith/for the Washington Post/Via Getty

Colunista do UOL

18/06/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem tem dois filhos pequenos conhece de perto esta dificuldade: colocando duas cadeirinhas no banco traseiro de qualquer automóvel, sobra pouco espaço para um passageiro no meio. A menos que você opte por um carro de sete lugares, esse terceiro ocupante nunca ficará completamente confortável, mas alguns modelos são mais apertados do que outros.

Pensando nisso, fiz um tira-teima: levei duas cadeirinhas e uma trena às concessionárias dos 10 SUVs compactos mais vendidos do país. O resultado me surpreendeu, confira abaixo!

Tenho 1,63 m de altura e peso 53 kg. Consegui sentar no assento do meio em todos os veículos, mas seria terrível fazer uma viagem mais longa na maior parte deles.

O que surpreendeu é que alguns modelos com fama de maiores têm menos espaço útil do que outros. Para ficar mais real, considerei crianças com idades diferentes. Por isso, os equipamentos utilizados foram um bebê conforto da marca Chicco e uma cadeirinha da Safety 1ST.

1º- Renault Duster

Renault - Paula Gama/UOL - Paula Gama/UOL
Imagem: Paula Gama/UOL

Como eu já imaginava, o Renault Duster foi o grande campeão do teste das cadeirinhas. Batendo o olho já é possível ver que é bem mais largo do que a maioria. Com os equipamentos instalados, sobraram 38 centímetros para uma pessoa no meio.

Consegui encaixar os dois braços sem tanto aperto. É normal que pais de crianças pequenas precisem de espaço para bagagem: o Duster tem 475 litros de porta-malas.

2º- Chevrolet Tracker

Cadeirinhas - Chevrolet Tracker - Paula Gama/UOL - Paula Gama/UOL
Imagem: Paula Gama/UOL

O segundo lugar ficou com o Chevrolet Tracker. Sobraram 34 cm para um passageiro no meio, me acomodei com menos conforto do que no Duster, mas seria possível rodar tranquilamente. São 393 litros de porta-malas.

3º Citroën C4 Cactus, Nissan Kicks e Volkswagen T-Cross

Cadeirinhas - Citroen C4 Cactus - Paula Gama/UOL - Paula Gama/UOL
Imagem: Paula Gama/UOL

Na terceira posição houve um empate técnico. Sobram 33 cm entre as cadeirinhas no Citroën C4 Cactus, Nissan Kicks e Volkswagen T-Cross. Eles possuem, respectivamente, 320 litros, 432 litros e 420 litros de porta-malas.

Uma informação importante: colocando os bancos dianteiros na minha posição de dirigir, o T-Cross foi o único em que consegui entrar e sentar no meio sem retirar uma cadeirinha, reforçando o bom entre-eixos.

4º- Chery Tiggo 5x

Cadeirinhas - Caoa Chery Tiggo 5x - Paula Gama/UOL - Paula Gama/UOL
Imagem: Paula Gama/UOL

O Chery Tiggo 5x ficou na quarta posição com 30 cm para um passageiro no meio. Ele possui 340 litros de porta-malas. Da quarta posição para baixo, os passeios mais longos entre as cadeirinhas se tornariam bem desconfortáveis.

5º- Jeep Renegade e Hyundai Creta

Cadeirinhas - Jeep Renegade - Paula Gama/UOL - Paula Gama/UOL
Imagem: Paula Gama/UOL

Mais um empate: o Jeep Renegade e o Hyundai Creta marcaram 29 cm de espaço útil entre as duas cadeirinhas. O Jeep possui entre 276 e 320 litros de porta-malas, dependendo da versão, e o Hyundai tem 431 litros.

6º- Volkswagen Nivus

Cadeirinhas - VW Nivus - Paula Gama/UOL - Paula Gama/UOL
Imagem: Paula Gama/UOL

Construído sobre a mesma plataforma do Polo, o Volkswagen Nivus tem menos espaço que o T-Cross no banco traseiro. Com os equipamentos instalados, sobram 26 cm. O SUV cupê possui 415 litros de porta-malas.

7º- Honda HR-V

Cadeirinhas - Honda HR-V - Paula Gama/UOL - Paula Gama/UOL
Imagem: Paula Gama/UOL

Quem ofereceu o menor espaço para uma pessoa entre duas cadeirinhas em nosso teste foi o Honda HR-V: sobraram apenas 24 cm entre os equipamentos. Até para mim, que sou uma pessoa pequena, ficou incômodo sentar no meio, pois os braços ficaram bem travados. Ele tem 437 litros de bagageiro.