Topo

Mora nos Clássicos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bentley recupera e restaura protótipo abandonado por décadas

Colunista do UOL

16/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

(SÃO PAULO) - Foi no dia 5 de outubro de 1965, durante o Salão de Paris, que a Bentley apresentou seu primeiro carro com chassi monobloco. Sucessor do S-Type, o T-Series nada mais era do que um Rolls-Royce (dona da Bentley desde 1930) Silver Shadow com outra grade de radiador. Foram, ambos, modelos essenciais nas histórias de suas respectivas marcas por serem mais modernos e mais acessíveis.

Pois o primeiro T-Series, exemplar que serviu como carro de teste e que ficara guardado por anos, receberá uma restauração de fábrica - que segundo a Bentley levará 18 meses para ser concluída. A cor externa Shell Grey, o interior em couro azul e o tradicional motor V8 de 6,25 litros e 225 cv serão reconduzidos às condições originais.

Bentley T-Series fr - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

"Em outubro de 2016, um grupo de aprendizes iniciou o processo de rejuvenescimento do T-Series número 1. Começando com a remoção do acabamento e o recondicionamento da carroceria, o modelo iniciou sua jornada para retornar à ativa. Após os preparativos iniciais, o trabalho foi suspenso, enquanto a introdução da atual linha de produtos e as futuras atividades de eletrificação se tornaram mais prioritárias. Mas, com atenção renovada no desenvolvimento da Heritage Collection, o carro está agora a caminho de retornar", explica a fabricante.

Bentley T-Series trs - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

Ao todo, 1.868 examplares da primeira geração do T-Series foram produzidos. Uma versão de duas portas foi introduzida em 1966 e, um ano depois, foi a vez do modelo conversível. A segunda geração estreou em 1977 e foi até 1980.

Bentley T-Series int - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

O T-Series é mais modelo ressuscitado pela Bentley. Há dois anos, a marca britânica anunciou que construiria 12 réplicas do Blower, carro de corrida dos anos 1920 equipado com motor de 4.398 cc, 16 válvulas, quatro cilindros e sobrealimentado por um compressor mecânico, de 175 cv.

Bentley Blower - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação