Topo

Mora nos Clássicos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Porsche lança restauração de fábrica para primeira geração do Cayenne

Colunista do UOL

18/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

(SÃO PAULO) - Revelado no Salão de Paris de 2002, o Porsche Cayenne foi um tapa na cara de entusiastas que defendiam que a marca alemã deveria se ater a modelos compactos, de tração traseira e apenas duas portas. Encontrar nas concessionárias um utilitário esportivo ao lado de um 911 era uma heresia.

Imaginem a fúria daqueles entusiastas topando com um Cayenne na fila de restauração da Porsche Classic, divisão da empresa dedicada a recuperar carros antigos, agora que a fabricante incluiu a primeira geração do SUV no rol de modelos que podem entrar em sua oficina para saírem de lá como novos?

Cayenne Classic - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

No fim das contas, o Cayenne foi um sucesso, vendendo 270 mil exemplares da primeira geração e outros 500 mil da segunda, lançada em 2010 - o que corrobora o que disse certa vez Ferry Porsche (filho de Ferdinand, fundador da empresa), em janeiro de 1989: "se construíssemos um veículo off-road de acordo com nossos padrões de qualidade e o símbolo da Porsche na frente, as pessoas comprariam".

Cayenne 1 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A atual estreou em 2017.