Topo

Mora nos Clássicos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Jornalista resgata aventuras automotivas em "Do Fusquinha ao Fórmula 1"

Colunista do UOL

26/04/2021 11h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

(SÃO PAULO) - Livro novo na área é sempre notícia - ainda mais quando o autor é o amigo Jason Vogel, dono dos textos e das pautas mais brilhantes do jornalismo automotivo nacional. Eis um resumo da obra:

"Ao longo de três décadas, o jornalista Jason Vogel se esmerou em fazer um suplemento de automóveis diferente de todos os outros. Era o CarroEtc, publicado no jornal O Globo entre outubro de 1992 e fevereiro de 2021. Onde mais o leitor poderia conhecer as sensações de guiar veículos tão díspares quanto um caminhão Saurer 1911 e um Fórmula 1 moderno? Sentir a vertigem dos 15km/h no comando de um Benz 1886, e a paz dos 320km/h ao volante de um Audi R8 GT?

Agora, o repórter e editor lança uma caprichada seleção de 50 reportagens que escreveu para o caderno. É o livro "Do Fusquinha ao Fórmula 1" (Editora Gulliver), que agradará não apenas aos nostálgicos leitores do CarroEtc como também a autoentusiastas que não conheceram o suplemento.

- Meu principal objetivo sempre foi transformar porcas e parafusos em um assunto atraente até para quem jamais tirou habilitação. É um difícil equilíbrio de dar leveza aos textos, sem descuidar do apuro técnico. Graxeiros, afinal, não gostam de que o automóvel seja tratado com superficialidade - diz o autor, de 51 anos.

Jason Fusca  - Arquivo pessoal / Jason Vogel  - Arquivo pessoal / Jason Vogel
Na linha de produção do Fusca no México
Imagem: Arquivo pessoal / Jason Vogel

O livro começa com carros que fizeram história: uma visita não autorizada à última linha de produção do Fusca, no México, uma carona no eterno e apartidário Rolls-Royce da Presidência da República e impressões ao volante de marcos da engenharia automobilística, como o Ford T, o Citroën Traction Avant, o Mercedes-Benz 300 SL "asa de gaivota" e o Trabant, ícone do realismo socialista da Alemanha Oriental.

A segunda parte é dedicada a testes. Para quem realmente ama máquinas e motores, chafurdar num charco com um jipão militar Humvee pode ser tão divertido quanto pilotar, em Interlagos, um McLaren Senna, hiperesportivo de 800cv e US$ 2,2 milhões. São emoções diferentes, mas sempre emoções?

Jason F1  - Arquivo pessoal / Jason Vogel - Arquivo pessoal / Jason Vogel
Na pista de Paul Ricard, na França, tentando domar um F-1 da Renault
Imagem: Arquivo pessoal / Jason Vogel

As viagens pelo mundo — na terceira parte do livro — revelam aos leitores peculiaridades mecânicas de diferentes regiões do planeta. Há desde uma visita à garagem-estrebaria do Palácio de Buckingham, em Londres, até uma incursão às profundezas de Rondônia, para conhecer o berço dos jericos motorizados. Entre testes de carros nos lagos gelados da Arjeplog, no Círculo Polar Ártico, e as mobiletes que ainda são febre em Arfoud, no portão do Saara, temos assuntos suficientes para um tratado de antropologia automotiva.

Em seguida vêm personagens que tiveram suas vidas, de alguma forma, ligadas a carros, motos e até bicicletas motorizadas. Carlos Miranda é um deles: ator do seriado Vigilante Rodoviário, na década de 60, passou a encarnar seu personagem na vida real a bordo de um Simca Chambord. Há também as histórias de Leon Herzog, judeu que escapou de um gueto na Polônia e veio para o Brasil criar a Leonette, pioneira das motos nacionais. E, ainda, a Família Zapp, que foi crescendo dentro de um Graham-Paige 1928, enquanto dava um giro de 20 anos ao redor do planeta.

Jason FNM - Arquivo pessoal / Jason Vogel - Arquivo pessoal / Jason Vogel
Jason Vogel na viagem de Fenemê pela Rio-Bahia
Imagem: Arquivo pessoal / Jason Vogel

Para encerrar, há reportagens sobre os pesados — tema tão vasto que inclui uma viagem de Fenemê pela Rio-Bahia, as derradeiras linhas do Routemaster, o clássico ônibus de dois andares britânico, os velhos bondes cariocas que atualmente rodam nos Estados Unidos e os caminhões da Guerra Fria que hoje disputam passageiros no Uruguai.

Com 280 páginas e fartamente ilustrado, o livro pode ser comprado diretamente no site da editora Gulliver: https://gullivereditora.com.br/produto/do-fusquinha-ao-formula-1/

Custa R$ 59,90, mais o envio (R$ 15, para qualquer parte do Brasil). Na compra de dois ou mais exemplares, o frete é grátis.

Outra opção é fazer o pedido via e-mail, com direito a autógrafo do autor: livro.jason@gmail.com".