Topo

Mora nos Clássicos

Ka e EcoSport foram pioneiros antes de virarem genéricos e darem adeus

Colunista do UOL

12/01/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

(SÃO PAULO) - Foi no Salão de Genebra de 1994 que o Ka - ou o que se tornaria o Ka - apareceu pela primeira vez, com elementos ovais e circulares que desapareceriam dois anos depois, quando o estúdio Ghia revelou o também conceitual Saetta - este sim com instruções sobre o desenho final. Era um dos primeiros frutos do New Edge Design, conceito estilístico, saberíamos tempos depois, não muito bem digerido no Brasil.

No Salão de Paris daquele longínquo 1996 veio o Ka definitivo, esbanjando curvas, cantos vivos e originalidade. Que se repetia no interior com recortes no painel e profusão de nichos. Era genuinamente um subcompacto, a julgar pela sua condição de levar quatro, e não os habituais cinco passageiros.

Nada conservadora, a Ford do Brasil daqueles tempos logo se envolveu no desenvolvimento do Ka e o resultado foi um carro global lançado por aqui em março de 1997, poucos meses após a estreia na Europa. Seu pecado eram os antiquados motores Endura-E 1.0 e 1.3, que não passavam dos 60 cv. Em 2000 foram substituídos pela eficaz família Zetec Rocam.

Ford ka 1996 - Divulgação - Divulgação
Ford Ka 1996
Imagem: Divulgação

A dirigibilidade aguçada e o visual progressista eram acompanhados por recursos distintos em um carro da categoria, como imobilizador com chave codificada, suspensão dianteira sobre subchassi, direção com relação variável e faróis com duplo refletor. Um tanto incomum para modelos populares era uma versão genuinamente esportiva: com 95 cv e temperamento arisco, o XR é hoje cobiçado por entusiastas que apostam em um eventual neoclássico.

Em 2002 o Ka passou por uma reestilização que pretendia eliminar, ou ao menos amenizar, as críticas direcionadas à parte traseira, que a partir de então adotava lanternas mais convencionais. Outras discretas atualizações foram aplicadas nos anos seguintes, até que em 2007 o primeiro Ka se despediu.

Ford Ka  - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

No final daquele ano um Ka redesenhado, maior e mais potente - e igualmente mais genérico e tosco - era apresentado, com estreia marcada para janeiro.

Ka 2012 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Ford Ka 2012
Imagem: Murilo Góes/UOL

O Ka que se despede agora é da terceira geração, lançada em 2014. Novamente espichado, econômico, bem equipado e dono de ótima ergonomia. Pena que virou carro de locadora.

EcoSport abriu mercado de SUVs

Revelado no Salão de São Paulo de 2002, o EcoSport conviveu com as três gerações do Ka. Partindo de Camaçari, na Bahia, o principal produto do "Projeto Amazon" desbravou um mercado, o de SUVs compactos - depois dele virou moda elevar a altura de um hatch compacto (o Fiesta, no seu caso) e chamá-lo de utilitário esportivo.

Eco 1 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Outra sacada da Ford foi pendurar o estepe na tampa traseira, aí o pessoal com espírito aventureiro pirou. Parecia que o pneu sobressalente, ali, estava mais pronto para salvar o carro de eventuais furos ou rasgos consequentes de uma aventura epopeica.

Não havia nada de especial no EcoSport, frequentemente criticado pelo acabamento interno e pelo espaço limitado (sobretudo o do porta-malas, que levava apenas 296 litros). A ousadia estava no conceito.

Em 2004 uma versão 4x4 foi lançada, com tração integral por acoplamento viscoso e motor 2.0. Atualizações estéticas e mecânicas foram o bastante nos anos seguintes, pois o EcoSport deslanchou sem dor de cabeça. A primeira a revidar foi a Renault, com o Duster, em 2011.

EcoSport reest - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Sobre a plataforma do renovado Fiesta, a segunda geração do Ecosport aparecia em 2012 como um projeto global, também fabricado na China, Índia, Romênia, Rússia, Tailândia e até no Vietnã. O que chamou bastante atenção na época foi o câmbio automatizado de dupla embreagem, o primeiro do tipo em um nacional. Chamou tanto pelo sabor na dirigibilidade quanto pela quantidade de reclamações por mau funcionamento.

O "Eco" resistiu bem à chega de concorrentes como Honda HR-V, Jeep Renegade, Peugeot 2008, Chevrolet Tracker e Nissan Kicks. Mas, há cerca de dois anos, tem assistido a renovação do segmento (VW T-Cross, VW Nivus e Tracker e Duster reformulados) sem reação - talvez já prevendo seu fim.