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Ferrari F50 exibida no Salão de Frankfurt de 1995 pode ser sua

Colunista do UOL

30/04/2020 19h45

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(SÃO PAULO) - A F50 que abrilhantou o estande da Ferrari no Salão de Frankfurt de 1995 será leiloada pela RM Sotheby's. Virtual, o leilão Driving Into Summer será de 21 a 28 de maio.

O exemplar exibido na mostra alemã e que agora deverá trocar de mãos é o segundo de 349 fabricados pela marca, entre 1995 e 1997. Depois do Salão, a F50 foi vendida para Michael Gabel, um dos maiores colecionadores de Ferraris da época.

Quem topar investir os US$ 2,5 milhões (R$ 13,6 milhões com o dólar a R$ 5,45 de hoje) pedidos pela RM Sotheby's pode ficar tranquilo: além do certificado Ferrari Classiche, que confirma tratar-se de um modelo original e com motor e chassis casados, em 2016 o esportivo passou por um check-up completo, no que lhe trocaram o tanque de combustível - só aí o novo dono economizará US$ 32 mil (R$ 174 mil).

Manual do proprietário, documentos de importação, jogo de ferramentas e um álbum de fotos produzido por Maranello registrando seu processo de fabricação acompanham o carro. E também está pouco rodado, com 5.425 quilômetros.

F50 leilão  - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

Quando pensou na F50, a Ferrari queria basicamente um Fórmula 1 de rua. O chassi era todo em fibra de carbono, enquanto a caixa de câmbio (manual de seis marchas) era em liga de magnésio, mesmo material aplicado nas rodas. Até o tanque, emborrachado e com design aeronáutico, era sofisticado.

Todo o esforço em aliviar peso, as técnicas aerodinâmicas e o monstruoso motor 4.7 V12 de 512 cv levam a F50 aos 312 km/h de velocidade máxima.

F50 leilão tras  - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em janeiro, outra unidade histórica da F50 foi a leilão, nos EUA. Era o protótipo final do superesportivo, já com as especificações de fábrica, mas anterior a qualquer outro exemplar de série. De acordo com a Worldwide Auctioneers, foi a última Ferrari produzida com número serial de cinco dígitos (99999) e, na condição de carro de teste da fabricante, testado por lendas do automobilismo, como Niki Lauda, Gerhard Berger e Jean Alesi.

Mesmo assim, encalhou.

F50 int - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação