Caoa deixa de fabricar carros da Hyundai para produzir nova marca asiática
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A Caoa deixará de fabricar os carros da Hyundai no Brasil. O término da produção na fábrica da empresa em Anápolis (GO) ocorrerá entre outubro e novembro deste ano, deixando de serem feitos o New Tucson e o caminhão HR.
A saída da Hyundai, somada ao crescimento recente da fábrica no interior de Goiás, abre as portas para a chegada de veículos de outras marcas. Segundo apurou o UOL Carros, três delas procuraram a empresa brasileira para conversas e seriam comercializadas por uma nova rede, separada da D21 Motors - responsável pela venda dos produtos nacionais e estrangeiros da Caoa Chery.
O fim da relação entre Caoa e Hyundai começou a ser costurado em agosto do ano passado, quando houve o entendimento entre as partes para que a montadora sul-coreana passasse a importar e vender seus modelos de forma independente, pagando um valor à empresa brasileira. Nos quase 20 anos de história entre as partes, foram mais de 500 mil veículos produzidos.
A ideia é que a partir de agora o complexo em Anápolis se transforme em um hub industrial, que vai congregar novas "potências asiáticas", até novembro. O projeto de expansão de 36.172 m² resulta no total de mais de 208 mil m² de área edificada.
Vale lembrar que recentemente a fábrica em Goiás recebeu uma nova etapa de robotização com equipamentos que ocupavam a produção da Ford na Bahia - e que não foram adquiridos por lá pela BYD.
Fábrica produzirá nova picape
Um dos novos produtos a serem produzidos em Anápolis pela Caoa Chery até 2027 será a picape a diesel anunciada pelo presidente da montadora, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, durante o Salão de Xangai deste ano. Antes disso ainda virá o Tiggo 9. As novidades da empresa darão suporte de produção aos atuais Tiggo 8, Tiggo 7 e o Tiggo 5X.
Além do aumento da produção dos atuais produtos, a Caoa Chery também ampliará as áreas de pesquisa e desenvolvimento, em um investimento anunciado de R$ 3 bilhões. O objetivo é crescer a produção de 80 mil para 160 mil carros fabricados por ano.
E a nova marca?
Os modelos, por enquanto, são guardados em segredo. Segundo apurou a reportagem, "serão carros especiais para o Brasil, inclusive inéditos". Entre as concorrentes para ocupar a fábrica em Anápolis, todas asiáticas, estão as chinesas Dongfeng, Changan e Baic.
Ligados à Changan, veículos das marcas Avatr e Uni-T já foram vistos circulando em testes no Brasil. Também estão ligados ao grupo empresas como Deepal e Nevo
Por fim, ainda existem rumores de que o grupo Caoa também está em conversas com as indianas Tata e Mahindra.
A reportagem apurou que o objetivo do grupo Caoa é ampliar sua presença de mercado, como já fez com Renault, Hyundai e Caoa Chery. A ideia é dar à novata o mesmo peso de mercado das demais marcas representadas pela empresa.
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