Como VW Tera deve dificultar a vida dos hatches e afetar até vendas do Polo
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Vamos começar essa análise fazendo um exercício de suposição: imagine você chegar a uma concessionária da Volkswagen com a ideia de comprar um Polo Highline completo, com motor TSI, câmbio automático e todos os equipamentos de série da versão topo de linha, que custa R$ 131.650.
Aí você olha para o lado e vê um SUV recém-lançado com nome de Tera. Mais alto, com bons ângulos de ataque e saída, melhor equipado e até mais bonito, custando R$ 126.990 na versão Comfort - que entrega mais equipamentos que o Polo Highline. O que você faria?
O efeito Tera afetará o segmento dos hatches compactos, principalmente em suas versões intermediárias e topo de linha. Uma prova disso é que o configurador do site da Volks já retirou a versão Comfortline do Polo entre as opções.
Aparecem apenas as versões de entrada Track e Robust por R$ 95.790, depois a Sense com motor TSI e câmbio automático por R$ 107.990 e a topo de linha que já citamos por assustadores R$ 131.650. É bem capaz que essa também desapareça da gama.
Quando olhamos a versão de entrada do Tera por R$ 103.990 (preço de tabela após a venda das primeiras 999 unidades), com motor MPI de 84cv/77cv (etanol/gasolina) e câmbio manual, até que dá para entender a dúvida do consumidor entre ele e um Polo Sense, que é pouco mais caro, mas tem motorização turbo e caixa automática, além de outros bons equipamentos de série.
Mas as versões mais caras dos hatches - e aqui não falo só do Polo - deverão sentir o direcionamento natural dos clientes para o SUV de preço semelhante. É bem verdade que Pulse e Kardian, com mais tempo de mercado, não conseguiram incomodar muito o hatch da Volks, que é o veículo de passeio mais vendidos no país nos últimos dois anos.
Mas a força da rede da VW em nosso mercado tem tudo para fazer do Tera o 'matador' de hatches compactos mais caros. Será algo parecido como o que muitos SUVs médios fizeram, praticamente aniquilando o segmento de hatches e sedãs médios no Brasil.
Não espero que a Volks faça como a Renault, que não deixou Sandero e Kardian conviverem por muito tempo. O destino do Polo deve ser semelhante ao do Fiat Argo, que tem versões entre R$ 90.990 e R$ 106.990.
Com a chegada de um forte concorrente na carroceria SUV e uma boa lista de equipamentos de série, não faz sentido você oferecer um hatch 1.0 (mesmo que turbo) acima dos R$ 115 mil. Vai encalhar 'na prateleira'.
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