Suzuki planeja nova fase no Brasil e lançará Vitara elétrico em janeiro

Ler resumo da notícia
A Suzuki prepara um movimento importante para retomar espaço no mercado brasileiro. Segundo apuração da coluna, a marca japonesa deve lançar o novo Vitara 100% elétrico no Brasil entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026. O SUV promete resgatar a memória dos anos 1990 da legenda que já foi a referência do mercado dos 4X4.
O modelo, ainda não foi anunciado oficialmente, deve marcar o início de uma nova fase da Suzuki no mercado brasileiro, indo além do nicho ocupado atualmente pelo Jimny. Já estava na hora da HPE, que também fabrica e representa a Mitsubishi, virar o disco. Consultada, o empresa declara que a Suzuki tem grandes planos para o futuro no Brasil.
Embora a empresa não confirme publicamente, fontes ligadas ao setor cravaram que o Vitara elétrico já está em processo de homologação e deve ser a principal aposta da marca para disputar um espaço no crescente segmento de SUVs eletrificados.
Batizado de e-Vitara, o SUV terá sistema de propulsão elétrica eAxle, que integra motor e inversor em um só conjunto. A bateria é de lítio-ferro-fosfato (LFP), disponível em duas capacidades: 49 kWh ou 61 kWh, dependendo da versão.
As configurações com tração dianteira (4x2) contarão com duas opções de motorização. A primeira traz um motor de 106 kW (142 cv) e 19,3 kgfm de torque, combinada com a bateria de 49 kWh.
Já a segunda, mais potente entrega 128 kW (171 cv), mantendo o mesmo torque, mas equipada com a bateria maior, de 61 kWh.
Para quem busca mais desempenho e capacidade off-road, o destaque será o SUV com tração integral (4x4), equipado com dois motores elétricos - um em cada eixo - que somam 181 cv de potência e 30,5 kgfm de torque. Esse conjunto é gerenciado pelo sistema ALLGRIP-e, que garante tração independente nas quatro rodas.
Ainda não se sabemos qual a versão será lançada por aqui, mas a configuração completa é potente é a mais provável.
Nas dimensões, o novo e-Vitara mede 4,27 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,63 m de altura e tem 2,70 m de entre-eixos.
Além do conjunto elétrico, o e-Vitara aposta em um pacote completo de segurança ativa e assistência à condução, como:
- Frenagem Automática de Emergência
- Assistência de Manutenção de Faixa
- Prevenção de Saída de Faixa
- Controle de Cruzeiro Adaptativo
- Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro
Embora os planos completos ainda estejam sob sigilo, o foco está no lançamento do e-Vitara, que deverá ser o primeiro de uma nova fase de veículos da japonesa no país.
*Colaborou Rodrigo Barros
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.