Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Fiat Pulse: o que SUV ganhou ou mudou para ir para a 'guerra' contra o Tera

Quem disse que seria fácil? A Fiat esperou o anúncio dos preços do novo SUV da Volkswagen para o recado à concorrência, reduzindo os preços do Pulse no Brasil semanas após revelar o facelift do compacto. Agora novamente com versão manual, os valores partem de R$ 98,9 mil, ou seja, R$ 1.000 a menos cobrado pela rival pelo Tera de entrada.

Os mineiros ainda trouxeram o turbo T200 para R$ 116,9 mil, e nesse ponto são R$ 10 mil a menos comparado ao Comfortline. A opção manual turbinada do Tera (R$ 116,9 mil) leva vantagem ante ao Pulse aspirado CVT, mas sem trazer o câmbio automático.

O SUV compacto produzido em Betim foi lançado em 2021 e recebe a sua primeira atualização. O carro traz mudanças pontuais no design externo, alterações no interior, estreia de novas versões e inclusão de itens inéditos, como o teto solar panorâmico. A linha passa a oferecer cinco modelos e três tipos de motorização, incluindo a introdução do sistema híbrido-leve de 12V com motor turbo T200.

Design externo

As mudanças visuais do Pulse 2026 estão concentradas na parte dianteira. A grade frontal foi redesenhada com elementos verticais, em linha com a identidade visual usada no Fastback. O para-choque ganhou novos contornos e o skidplate passou a ter moldura mais destacada.

A altura do solo foi mantida em 1.550 mm e o vão livre segue em 224 mm, com ângulos de entrada e saída preservados (20,5° e 31,4°, respectivamente). O Pulse 2026 mede 4.099 mm de comprimento, 1.774 mm de largura e 2.532 mm de entre-eixos.

Interior

No interior, as mudanças variam conforme a versão. O Drive 1.3 recebeu novo acabamento escurecido. A versão Audace ganhou bancos em tecido atualizado. A topo de linha Impetus T200 Hybrid agora conta com painel de portas com acabamento em couro sintético mais o teto solar.

O sistema multimídia varia entre as versões, com telas de 8,5" ou 10,1", ambas compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O carregador de celular por indução está disponível a partir da versão Audace Hybrid. O painel de instrumentos pode ser analógico com tela central de 3,5", parcialmente digital com 7" ou totalmente digital, dependendo da configuração.

Continua após a publicidade

A linha Pulse 2026 passa a contar com a versão Drive 1.3 manual com o motor 1.3 Firefly de até 107 cv e câmbio de cinco marchas. A Drive CVT, Audace e Impetus completam a gama com o modelo Abarth, que é o coração esportivo da família. O carro parte de R$ 104,9 mil.

Drive 1.3 CVT: mantém o motor 1.3 aspirado, mas com câmbio automático CVT. Adiciona piloto automático, rodas de liga leve de 16" e maçanetas na cor da carroceria. Mesmos opcionais da versão manual.

Turbo 200 CVT: nova configuração de entrada com motor 1.0 turbo (130 cv, 20,4 kgfm) e câmbio CVT de sete marchas simuladas. Inclui rodas de liga leve de 16", ar digital e central de 8,5". Opcionais com rodas de 17".

Audace Turbo 200 Hybrid CVT: estreia do sistema híbrido-leve (mHEV) com motor 1.0 turbo T200 de 130 cv e gerador de 12V, que visa reduzir consumo e emissões. Vem com chave presencial, carregador por indução, câmera de ré e sensores traseiros. Opcionais: pacote ADAS (assistentes de condução), rodas de 17" e pintura bicolor.

Impetus Turbo 200 Hybrid CVT: topo de linha, com todos os itens da Audace e adicionais como painel digital de 7", sensores dianteiros, retrovisores rebatíveis eletricamente com luzes de cortesia, espelho interno eletrocrômico e painel com revestimento sintético. Teto solar panorâmico, farol de neblina e iluminação no para-sol são itens opcionais no pacote Sunroof.

E quanto ao híbrido leve?

O novo sistema híbrido-leve T200 Hybrid (mHEV 12V) é composto por um motor-gerador (BSG) acionado por correia e uma pequena bateria de íons de lítio. Ele atua em retomadas, partida e aceleração leve, e permite o funcionamento do start-stop com maior suavidade. A Fiat ainda não divulgou os dados oficiais de consumo para essa configuração.

Continua após a publicidade

O pacote ADAS (disponível como opcional na Audace e de série na Impetus) inclui frenagem automática de emergência (AEB),
assistente de permanência em faixa, comutação automática dos faróis e sensor de chuva e crepuscular.

Conectividade

O Pulse 2026 oferece o sistema Fiat Connect Me com conexão via aplicativo para controle remoto de funções, localização do veículo, alertas de condução, status de manutenção e chamadas de emergência.

Capacidade e dimensões

O porta-malas permanece com 370 litros, e o tanque de combustível tem capacidade para 47 litros. A suspensão dianteira é do tipo McPherson, e a traseira é por eixo de torção com barra estabilizadora. O teto bicolor é item opcional nas versões intermediárias e de série na versão Impetus.

No Tera

Todas as versões são equipadas com seis bolsas de ar. O carro foi desenvolvido para entregar desempenho e eficiência. o novo SUV chega com duas motorizações: 1.0 MPI de 84 cv e a 1.0 170 TSI, de 116 cv. A versão mais barata será sempre equipada com o câmbio manual de cinco marchas, transmissão que também estará presente na versão TSI.

Continua após a publicidade

As configurações Comfort e High contam com a transmissão automática de seis marchas no carro que conta com pacote de "inteligência" a bordo.

A força global de Taubaté para o mundo, como foi batizado o SUV criado no Brasil por brasileiros sendo mais um projeto com potencial que será vendido em mais de 20 países.

Preços

Drive 1.3 MT: R$ 98.990
Drive 1.3 CVT: R$ 111.990
T200 AT: R$ 116.990
Audace Hybrid: R$ 131.990
Impetus Hybrid: R$ 146.990

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.