Changan: gigante chinesa volta ao Brasil e venderá carros a partir de 2027

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Depois da Morris Garage (MG), do grupo SAIC Motor, será a vez da marca mais antiga da China atuar novamente no Brasil. A Changan, que vendeu em 2024 mais de dois milhões de unidades, está pronta para começar a operação no país. A promessa do início das vendas é para o começo de 2027.
Alguns produtos estão cotados e outros ainda serão lançados, alguns deles inéditos para o Brasil. UOL Carros teve acesso ao planejamento inicial, que também prevê concorrência no mercado de utilitários.
A Changan recentemente registrou no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) o Avatr 07 e já roda com o modelo 11 em testes pelo país - o que sinaliza que a marca atuará no lado premium do mercado automotivo brasileiro.
A gigante chinesa é dona de várias marcas próprias e faz parte de algumas joint ventures conhecidas com a Ford e a Mazda. As empresas da casa são a UNI, NEVO, LCV, Deepal e Avatr.
A Avatr Technology é uma empresa do Grupo Changan que tem como acionistas a gigante da telefonia Huawei e a CATL (Contemporary Amperex Technology), líder global em baterias para veículos elétricos, com participação de mercado entre 35% e 40%.

A Changan Automobile destina 5% de sua receita anual de vendas para pesquisa e desenvolvimento. Do 11º período do Plano Quinquenal até o presente, o acumulado investido em P&D ultrapassou a casa dos 138,3 bilhões de yuans (R$ 108,3 bilhões).
A proposta brasileira não estará totalmente focada nos veículos elétricos. Por aqui eles já definiram a lógica, que será um percentual menor do segmento cada vez mais eletrificado pelos híbridos.
Os carros da marca estavam entre os mais visitados e admirados no Salão de Xangai, na China realizado no mês passado e que contou com a cobertura do UOL Carros. A Avatr disputava o mesmo grau de interesse com a concorrente LiAuto. Ambas focam no design e no ingresso de novas tecnologias de ponta.
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