BYD apresenta pedido para reduzir impostos sobre sua produção no Brasil

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A BYD apresentou um pedido ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para pagar menos impostos no Brasil. As informações foram divulgadas inicialmente pelo Auto Data e confirmadas pela coluna.
O pedido da empresa ao ministério visa reduzir de 20% para 10% os tributos para trazer kits de carros parcialmente montados, chamados de SKD, ao país. Eles serão utilizados na produção de veículos na nova fábrica da empresa chinesa em Camaçari (BA).
A proposta ainda pede uma redução de alíquota para outra maneira de produção, o sistema CKD, com uma alíquota de 5% até 30 de junho de 2028 para carros híbridos e elétricos.
O pedido incomodou a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que se pronunciou sobre o assunto durante coletiva de imprensa sobre os números do último trimestre. "Isso é um ataque à produção local, aos investimentos e empregos", disse o então presidente da entidade, Márcio de Lima Leite.
Regime SKD e CKD
No regime CKD, o veículo é importado totalmente desmontado em peças. A montagem final acontece na fábrica local, o que permite maior nacionalização e pode gerar incentivos fiscais.
Já no sistema SKD, o carro chega parcialmente montado — normalmente com motor, transmissão ou carroceria já acoplados. A montagem final é feita no país de destino, mas com menor complexidade que no CKD.
A coluna entrou em contato com a BYD para colher mais detalhes sobre o assunto, mas não obteve retorno até a publicação da matéria. O MDIC, também não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem, através de e-mail enviado ao canal oficial do Ministério.
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