Da Troller a carro elétrico nacional, Ceará retoma protagonismo automotivo

Ler resumo da notícia
O mercado dos carros elétricos nunca esteve tão em alta no Brasil, no embalo de produtos chineses que não param de chegar ao país, combinando qualidade com preços competitivos.
Inicialmente importados da China, nos próximos anos automóveis a bateria vão começar a ganhar produção brasileira.
O primeiro modelo dessa fase a ser fabricado localmente deve ser produzido a partir de novembro, trazendo preço acessível, sem incidência de imposto de importação - cuja alíquota, para este tipo de veículo, subirá de 18% para 25% em julho deste ano e saltará para 35% em julho de 2026.
Esse carro elétrico nacional será fabricado no Pace (Polo Automotivo do Ceará), que está sendo construído no mesmo local das antigas instalações da Troller, em Horizonte (CE).
Marca pertencente à Ford, a Troller encerrou as atividades em 2021, com o fechamento da respectiva fábrica - onde era montado o jipe 4x4 T4. Antes de ser adquirida pela montadora dos Estados Unidos, a marca cearense nasceu em 1995, pelas mãos do empreendedor Mário Araripe. Cerca de dois anos depois, começava a produção do primeiro Troller: o jipe RF Sport 1.8 a gasolina.
Depois dele, o utilitário off-road evoluiu até chegar aos motores diesel - em 2006, Araripe vendeu a fábrica da Troller para a Ford.
Da Troller aos carros elétricos
Visionário que também criou a Casa dos Ventos, maior empresa de energia renovável do país, Araripe não imaginaria que sua antiga fábrica da Troller daria lugar hoje a uma ˜auto tech zone˜, como está sendo batizando o novo Polo Automotivo do Ceará, administrado pela Comexport.
A proposta dos novos investidores será apostar nas novas tecnologias, focando inicialmente a fabricação nacional de um carro elétrico "barato" com boa autonomia e design feito para conquistar os consumidores.
A nova montadora nacional está planejada para montar veículos de diferentes marcas no polo do Ceará. Serão múltiplos produtos, dos quais dois já estão definidos e de lá vão sair carros híbridos também.
Elmano de Freitas (PT), o governador do Ceará, vai liderar a comitiva do Estado, em conjunto com a Comexport, na viagem de lançamento do Polo na China, durante o Salão de Xangai - realizado de 23 de abril a 2 de maio no país asiático.
O Pace será a terceira montadora de veículos instalada no Nordeste do Brasil, juntamente com a Stellantis, instalada em Goiana (PE), e a futura linha de produção da BYD em Camaçari (BA), em local onde anteriormente havia outra fábrica da Ford.
A região, no ano passado, de acordo com o Banco do Brasil, registrou crescimento de 3,8% no respectivo PIB (Produto Interno Bruto), superando a média nacional de 3,5%. Os principais responsáveis por isso foram os setores industrial e de serviços.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.