Jorge Moraes

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GAC no Brasil: o que marca chinesa prepara para trazer ao mercado nacional

A GAC prepara a entrada dos seus modelos chineses que chegarão em breve ao Brasil. Com fábrica anunciada para o próximo ano e mais de R$ 120 milhões em pesquisa e desenvolvimento, quase uma dezena de carros estão confirmados para o mercado local. A nova previsão de estreia será para a virada do semestre.

Um diferencial entre as chinesas que ocupam o território brasileiro é que a GAC pretende ter carros 100% a combustão. Algo que vai na contramão das demais asiáticas.

As vendas da montadora serão, em maioria, SUVs como o GS8, ES9, Aion Y Plus (principal produto) e GS3 Emzoom. Dos sete prometidos, três deles vão dar a largada: Aion Y Plus, Aion Hyper HT e GS4.

Aion Y Plus

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Imagem: Divulgação

O modelo elétrico está dentro do escopo inicial de lançamentos no Brasil. O carro já aparece, inclusive, na tabela PBEV do Inmetro e tem 318 km de autonomia.

O estreante tem 136 cv de potência e 23 kgfm de torque. Com 4,53 metros de comprimento e 1,87 metro de largura, o veículo é maior até que o Jeep Compass.

Aion Hyptec HT

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Imagem: Reprodução
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O importado de carroceria cupê tem 245 cv de potência e 34,1 kgfm de torque. Mas também conta com uma versão mais potente, de 340 cv e 43,8 kgfm. É possível que mais de uma variante seja lançada para o mercado brasileiro. A autonomia é de 362 km, já na avaliação do Inmetro

GS4

O SUV é um concorrente 100% a combustão e também faz parte dos planos iniciais da GAC para o Brasil. O utilitário médio tem motor 1.5 turbo e rende 177 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. O câmbio é automático de sete marchas.

Os automóveis fazem parte da apresentação da segunda fase da marca que fez a nomeação da rede de concessionárias e as primeiras promessas de vendas. A GAC, para quem não conhece é uma gigante na China e vai trazer toda expertise do grupo ao Brasil.

Gigante

Para se ter uma ideia do tamanho da empresa, em 2023 sua produção e vendas ultrapassaram 2,5 milhões de unidades. Ou seja, praticamente sozinha é quase do tamanho do mercado brasileiro em "termos de fabricação". Presente em 74 países, a GAC chega ao país para marcar um novo capítulo em sua trajetória de expansão global.

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Centro de peças

Na preparação, os chineses também contam com a previsão de um centro de distribuição para garantir o abastecimento e logística de assistência de peças. O galpão é um passo importante para dar celeridade no atendimento aos concessionários.

Com uma área inicial locada de 2.000 m² dentro de um complexo de 32.000 m², o Centro de Distribuição da GAC Brasil será gerenciado pela DSV. A central é localizada em Cajamar, São Paulo.

*Colaborou Rodrigo Barros

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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