Kia EV9: SUV elétrico 'para família' é apresentado no Brasil; veja detalhes

Ler resumo da notícia
A Kia aproveitou sua presença como patrocinadora do Rio Open de tênis para apresentar seu novo carro no Brasil. É o premiado elétrico EV9, SUV família eleito o melhor do mundo na sua categoria. O carro, ainda sem preço, chega para concorrer com o Volvo EX90 e está no patamar acima do BYD Tan.
O EV9 foi construído sobre a nova plataforma global da marca E-GMP, que permite carregamento rápido em média de 239 km por cerca de 15 minutos. Tempo de pausa para o café. São 385 cv de potência e mais de 70 kgfm de torque.
Do lado de fora da quadra, o Kia EV9 transparece elegância, design exclusivo, contemporâneo, elegante e ao mesmo tempo minimalista - ancorado por um entre-eixos de 3,1 m. Por dentro é um lounge na cabine.

A opção de bancos giratórios (todos com ajustes elétricos) para a segunda fileira, permite o giro de 180 graus, facilitando as conversas com os ocupantes da terceira fileira. O apoio de braço tem comando da tela que fica no encosto do banco da frente.
Os passageiros dos últimos assentos contam ainda com portas USB de carregamento e porta-copos. A rodagem da versão GTLine, de nossa avaliação e preferência calça pneus no aro 21 polegadas.
As suas dimensões totais medem 5,01 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,75 m de altura, resultando numa aparência arrojada e moderna que mantém o seu caráter distintivo. O EV9 acompanha o EV5 como símbolos de uma nova Kia elétrica.
O design desse carro se apoia na figura do Tigre. As luzes diurnas (DRL) em LED criam um padrão de iluminação dinâmica, que será sinônimo da marca para futuros modelos elétricos. Inaugura uma nova era de experiências em iluminação frontal, por exemplo.

O som é de excelência e tem assinatura da Meridian com 14 alto-falantes, proporcionando uma experiência auditiva a bordo. O display panorâmico impressiona e tem 29,6 polegadas, sendo 12,3" do cluster, o mesmo da mídia e na parte central o controle do sistema de ar. O head up display tem 12 polegadas e permite uma condução mais segura, sem tirar os olhos da direção da pista.
UOL Carros já teve contato com o EV9 no deserto do Atacama. Ergonomia é seu ponto forte. Nada de tirar as mãos do volante para trocar a posição da marcha ou mudar as funções do entretenimento, que pode ser controlado sem você sujar a tela com os dedos.
Os comandos ficam no frontal do painel e são bem acessíveis até mesmo para o passageiro da frente. Os retrovisores externos (o interno idem) projetam as imagens em telas de Oled (vide foto) nas laterais das portas. A câmera de ré digital divide espaço com os dispositivos que marcam os 360 graus e a exibição em 3D do veículo na mídia central.
Gustavo Gandini, diretor de operações da Kia do Brasil, ainda vai validar o preço - não fez isso ainda em função da variação cambial. O GTLine é o produto que encara as opções de BYD Tan, Volvo EX90 e Audi e-tron.
Segurança
O Kia EV9 tem pacote ADAS completo, como assistentes de prevenção de colisão por ponto cego (BCA), de manutenção de faixa (LKA) e de limite de velocidade (ISLA), todos projetados para ajudar os condutores em situações potencialmente perigosas.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.