Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Novo Volvo 100% elétrico é flagrado no Brasil; veja o que já sabemos

Flagramos a chegada do novo Volvo EX90, que já está entre nós. O modelo 100% elétrico de sete lugares foi visto pela nossa equipe desembarcando no Porto Vitória (ES). O lançamento oficial do carro deve ficar para o próximo mês de abril.

O EX90 tem 517 cv de potência e mais de 91 kgfm de torque. O SUV familiar vai de 0-100 km/h em 4,9 segundos - uma baita patada, considerando o torque instantâneo dos modelos elétricos. É baseado na tecnologia EV de última geração, com autonomia totalmente elétrica de até 600 km pelo ciclo WLTP - ainda não tem dados do Inmetro.

O Volvo foi projetado para ser o carro da marca mais seguro até o momento, equipado com tecnologia de segurança passiva e ativa de última geração e software informado por um amplo conjunto de sensores.

Imagem
Imagem: Reprodução

Câmeras, radares e LiDAR (sistema que usa ondas de luz infra vermelha para monitorar o entorno do carro) conectados aos computadores de alto desempenho do carro, onde a Nvidia Drive executa o software interno da Volvo Cars para criar uma visão em tempo real de 360 graus do mundo.

O veículo foi eleito como uma dos 200 inovações de 2024 pela Revista Time, que destacou o recurso pioneiro que entende se o motorista está cansado ou distraído.

O SUV é fabricado nos Estados Unidos, mais precisamente em Charleston, na Carolina do Sul, desde junho. Alguns países como Canadá, Portugal, Espanha, França, Alemanha e Reino Unido já receberam o SUV desde 2024. O modelo vai concorrer com o BYD Tan, por enquanto único carro 100% elétrico de sete lugares - outro rival, o Kia EV9 ainda desembarcará no país.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.