Corolla tem vendas em queda e Toyota traz carta na manga para 'salvar' sedã

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O Corolla Cross se consolidou como sucesso de vendas da Toyota no Brasil.
Entre janeiro e dezembro de 2024, o SUV emplacou mais de 47 mil unidades, média de quase 4.000 carros por mês. Já o Corolla sedã fechou o ano com 37 mil vendas (10 mil a menos), incluindo os emplacamentos para frotistas, alavancados pela versão de entrada GLi.
Em 2020, quando a versão SUV do Corolla ainda não havia chegado ao mercado, o sedã médio acumulou 41 mil unidades comercializadas - o utilitário esportivo seria lançado no Brasil somente no ano seguinte.
A oferta simultânea das variantes SUV e sedã do Corolla parece ter dado certo: a Toyota encerrou 2020 com 137 mil emplacamentos. Já ao longo de 2024, foram 203 mil. Crescimento de vendas e maior participação no mercado.
Sedã perde terreno
Os números acima não apenas refletem a popularidade crescente dos SUVs, mas também indicam um movimento claro no mercado: o sedã, clássico da Toyota, está perdendo terreno para modelos mais altos e versáteis, inclusive "dentro de casa". Isso sem contar o Yaris Cross que vem aí para também disputar espaço com o sedã entre os fiéis clientes da montadora japonesa.
A tendência é clara: o Corolla sedã, que por décadas foi símbolo de confiabilidade e prestígio, está se tornando um nicho para a Toyota.
Por anos foi o carro preferido de executivos e famílias que buscavam um veículo sofisticado e confortável, mas está aos poucos perdendo espaço.
O futuro do sedã médio parece estar restrito a um público específico, composto principalmente por entusiastas que ainda buscam um carro mais tradicional. Por outro lado, há também os frotistas e motoristas de aplicativos, que necessitam de um veículo confiável.
No Brasil, os SUVs têm dominado as vendas há alguns anos. Modelos como Corolla Cross, Honda HR-V, Jeep Compass e o campeão Volkswagen T-Cross são apenas alguns exemplos da preferência crescente por carros que oferecem mais conforto, espaço e uma posição de dirigir elevada.
O Corolla Cross, seja híbrido ou flex, destaca-se por oferecer o que muitos consumidores buscam: a confiabilidade do nome Corolla, em um formato mais atual e adequado às necessidades dos dias de hoje. Simplificando: brasileiro quer SUV.
O público hoje está em busca de carros mais acessíveis e com maior custo-benefício, o que coloca o sedã, muitas vezes, em segundo plano. Nesse ponto, não vejo versatilidade nele.
Corolla sedã 'basicão' vem aí
Para impulsionar as vendas do Corolla sedã, a Toyota vai oferecer uma opção mais barata e simplificada da versão GLi, que hoje tem preço sugerido de R$ 158.490.
Com chegada prevista para breve ao custo de R$ 129,8 mil para venda direta, o GLi "basicão" irá ocupar o espaço do descontinuado Yaris com três volumes.
A variante mais barata vai dispensar alguns mimos, como ar-condicionado digital, chave canivete, bancos de couro e o pacote de assistências à condução Toyota Safety Sense.
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*Colaboração de Rodrigo Barros
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