Com novo SUV, Volkswagen entra em segmento que ainda não empolgou no Brasil
Apesar de serem a porta de entrada do segmento que mais vende no Brasil, os SUVs pequenos como Renault Kardian e Fiat Pulse não figuram nem mesmo no top 10 dos mais vendidos do país. E é justamente nessa faixa de mercado que a Volkswagen entrará em 2025 com seu novo utilitário compacto, confirmado após uma discreta aparição no estande da marca no Rock in Rio.
Discreta porque o carro estava escondido atrás de telas de LEDs, sendo assim possível enxergar apenas as linhas do design. E é justamente no desenho que a marca alemã quer empolgar nesse lançamento.
É o que aposta a mente por trás do design da Volkswagen Américas, José Carlos Pavone. Segundo ele, o SUV foi pensado e desenhado para atrair e gerar o desejo à primeira vista.
"A gente trouxe um design mais emocional, algo mais desejável no ponto de vista do consumidor. Esse carro inaugura essa era de design mais emocional e menos pragmático (na Volkswagen do Brasil)", afirmou Pavone.
Levando em consideração a falta de empolgação do brasileiro com os SUVs de entrada existentes hoje no mercado, a Volkswagen precisará mesmo desse apelo emocional para decolar com seu novo modelo.
Para ficar nessa faixa de preço entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, a novidade da VW deverá usar o motor 1.0 turbo (170 TSI) do Polo, que entrega 116 cv e 17 kgfm de torque. Nas versões mais barata poderá ter câmbio manual de cinco marchas e nas mais caras a transmissão automática de seis velocidades.
A Volks precisará caprichar na conectividade e tecnologia a bordo em seu pequeno SUV, pois os rivais estão bem posicionados nesse quesito. Um utilitário de entrada pelado não vai empolgar ou vender nesse exigente segmento.
O tamanho deve ficar na casa do 4 metros de comprimento, com entre-eixos de pouco mais de 2,5 metros. Não espere acabamento interno diferente do que vemos hoje no Polo e outros modelos mais baratos da Volks, com muito plástico duro e pouco refinamento.
O novo SUV foi confirmado para 2025 e faz parte da ofensiva de 16 novos produtos da marca no Brasil até 2028, sendo parte dos R$ 16 bilhões de investimentos que a Volkswagen está fazendo no país nesse período. Os novos T-Cross e Amarok também fazem parte desse bolo.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário