Tata Motors no Brasil? Qual é a verdade sobre negociações com marca indiana
No fim da última semana a Volkswagen anunciou um investimento de R$ 13 bilhões em fábricas de São Paulo. Contudo, a notícia em questão não teve tanta repercussão quanto o que foi falado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de SP (SDE-SP), Jorge Lima. Segundo informações da mídia especializada brasileira, ele teria afirmado que a Tata Motors, uma fabricante indiana, estaria em negociação para vir ao Brasil.
Com base no que foi noticiado, Lima teria dito que as negociações com a empresa estão em fase inicial. A reportagem do UOL Carros ligou para a secretaria para buscar as informações. Por meio de e-mail pedimos uma conversa com o principal gestor para esclarecer sobre o processo de negociação com a indiana.
Por telefone, o coordenador de imprensa da SDE-SP, Douglas Martins, negou as negociações com a Tata Motors e disse que a fala de Lima teria sido sobre "um sonho de consumo de trazer [a montadora] para o Brasil".
No próximo mês, Jorge Lima fará uma viagem à Alemanha para tentar atrair investimentos, alegou o assessor. Porém, não há confirmação de nenhuma empresa, uma vez que esse trâmite é um processo sigiloso.
Apesar de não existir a confirmação oficial, vale destacar que a Tata Motors tem ambição em ampliar a atuação no mercado latino-americano. "Após uma incursão bem-sucedida em países selecionados da América Latina, agora estamos expandindo nosso portfólio de veículos neste mercado próspero e promissor", diz a montadora no site oficial.
Entramos em contato com o presidente da Jaguar Land Rover (JLR), João Oliveira, que faz parte do Grupo Tata. O executivo, no entanto, afirmou ainda não ter informações a respeito das negociações, mas disse ter visto as informações a respeito do assunto.
Após a chegada de diversas chinesas ao Brasil, que vieram com preços agressivos, a possibilidade do ingresso de uma marca indiana ao país aumentaria ainda mais a competitividade no segmento dos carros.
O que é a Tata Motors?
A Tata Motors é uma multinacional automotiva indiana, parte do poderoso Grupo Tata. Com sede em Mumbai, a empresa é um dos maiores fabricantes de veículos do mundo. Embora tenha suas raízes na Índia, a fabricante possui operações em diversos países. O grupo é dono de marcas de luxo como a Jaguar e Land Rover.
Caso a montadora queira competir no segmento dos elétricos de entrada, o Tiago EV é um dos modelos que a indiana tem no portfólio. O carro tem preço que parte do equivalente a R$ 44 mil, sem contar os impostos de importação. A marca está presente em 125 países e tem três laboratórios de design, 25 instalações de fabricação e sete de montagem.
Em 31 de março de 2023, as operações da Tata Motors incluíam 90 subsidiárias consolidadas, duas operações conjuntas, quatro joint ventures e 11 associadas. Os principais centros operacionais são o Reino Unido (UK), Coreia do Sul, Tailândia, África do Sul e Indonésia. Os veículos são comercializados na África, Oriente Médio, Sul e Sudeste Asiático, Austrália e América do Sul (Bolívia e Paraguai).
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
*Colaborou Rodrigo Barros
Deixe seu comentário