Topo

Jorge Moraes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Fiat dominará o mercado de SUVs no Brasil como já faz com as picapes?

Fiat Fastback é revelado - Divulgação
Fiat Fastback é revelado Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

09/08/2022 15h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Há cerca de dois anos a Fiat era uma das únicas grandes montadoras do país a não participar do segmento mais cobiçado e disputado do mercado, o de SUVs. O Pulse chegou e já fez um bom papel em seus primeiros meses de vendas, figurando sempre no top 5 do segmento que tem mais de 40 modelos de diferentes tamanhos, acabamentos e motorizações.

A chegada do Fastback no próximo mês deve colocar a Fiat no mesmo patamar de Volkswagen e Jeep, que disputam a liderança com dois modelos fortes em vendas: T-Cross e Nivus entre os alemães e Renegade e Compass nos norte-americanos.

E para entrar nessa briga acirrada, os italianos apostam no design, uma tradição dos carros de Turim e de Betim. O Fastback usa e abusa da fórmula que vem fazendo sucesso entre os SUVs premium. A queda acentuada do teto na traseira, o famoso estilo cupê, chamou muito a atenção de todos que viram o conceito com o mesmo nome apresentado no saudoso Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018.

Apesar de haver importantes diferenças entre o conceito e o modelo de produção, as linhas do design foram mantidas. A dianteira de Toro ganhou mais cara de Argo/Pulse, mas a traseira cupê está lá.

O Fastback será um SUV urbano, terá opção de largada do 1.3 turbo flex de 185 cv, sem tração 4x4 ou qualquer intenção de tirar clientes da marca irmã Jeep. A Fiat mira em Volks, Chevrolet, Toyota e Honda para que em 2023 esteja nas cabeças no segmento dos SUVs.

Os rivais não vão deixar a Fiat se empolgar muito como aconteceu no segmento das picapes compactas e médio/compactas. Enquanto nessa fatia dos carros com caçamba os italianos praticamente não têm concorrentes, no mundo do SUVs os players são muitos e estão sempre se adaptando às novas tendências, como por exemplo o design cupê.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.