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Jorge Moraes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como é rodar no SUV elétrico da Chevrolet que chega ao Brasil em 2023

Colunista do UOL

29/07/2022 04h00

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No Brasil, a Chevrolet mandou a reserva de agenda para 26 de agosto, data de lançamento do Bolt EV de nova geração no país. No mesmo dia, promoverá o primeiro contato com a picape Montana 2023.

Mas enquanto o tempo de retorno do hatch 100% elétrico não chega, aqui nos Estados Unidos andamos na sua versão SUV, que agrada pelo nível de acabamento, espaço interno e design.

O Bolt EUV será lançado primeiro na Colômbia, entre setembro e outubro, para chegar ao território brasileiro no primeiro semestre de 2023. Será o segundo carro dos cinco prometidos para até 2025 no país. Já disponível no mercado norte-americano, a GM confirmou o que UOL Carros antecipou para os leitores.

Infelizmente, por questões de mapeamento das estradas e legislação local, o sistema de condução autônoma, Super Cruise, que permite mãos livres, não será disponibilizado. Aqui em Milford, perto de Detroit, por bons momentos dirigi sem as mãos ao volante e sentei na cadeira do motorista para dar alguns comandos. Uma nova experiência de "condução".

Chevrolet Bolt e Bolt EUV 2022 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A chegada, primeiro do Bolt EV atualizado, coloca de novo a marca no caminho da eletrificação direta (sem passar pelos híbridos). O fabricante decidiu isso. O Bolt terá uma média de autonomia na faixa dos 400 km, semelhante entrega para o SUV EUV. Importante levar em consideração o hodômetro e o modo de condução do motorista. Preço? R$ 300 mil ou um pouco mais.

Nos Estados Unidos, o novo elétrico da Chevrolet tem valor inicial de US$ 31,9 mil, enquanto a opção maior custa US$ 33,9 mil, diferença mínima que me faz pensar no "vale a pena" ir no EUV pela questão do espaço. O hatch te entregará uma mobilidade urbana compacta. Há quem prefira os carros menores.

No design, a reestilização do Bolt EV hatch assim como do EUV foi assertiva. Os retoques da nova dianteira com luzes diurnas estreitas e as setas no alto do para-lamas, com os faróis logo abaixo ficaram estilosos. O carro maior com estilo SUV entrega harmonia.

Chevy Bolt EUV Teaser - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O interior é bem objetivo com o painel de instrumentos digital e uma tela touch de 10,2 polegadas com Apple CarPlay, Android Auto, acesso Wi-Fi 4G, além de carregamento de smartphone sem fio. Os bancos são confortáveis e foram reformados.

O propulsor tem bateria de 65 kWh capaz de entregar até 200 cavalos de potência e 36,7 kgfm de torque. No Bolt EUV o trem de força é o mesmo. O crossover é 150 mm maior e o entre-eixos é 762 mm mais longo em relação ao modelo convencional.