Topo

Jorge Moraes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ford na Bahia amplia divisão de engenharia e pesquisas para carros globais

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

24/05/2022 17h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A norte-americana Ford ampliou o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da montadora, no Cimatec Park, em Camaçari, interior da Bahia. O governador Rui Costa esteve com Daniel Justo e Rogelio Golfarb, presidente e vice-presidente da Ford América do Sul, para entender o movimento de expansão da empresa.

O anúncio de ampliação do Centro, com a criação de 500 novos empregos ao longo dos últimos meses, equivale a um crescimento de 50% do time de engenharia.

Daniel Justo declarou no comunicado de imprensa que tem orgulho da atuação estratégica que o time brasileiro está desempenhando no futuro da mobilidade partindo diretamente da Bahia, exportando projetos e conhecimento para outros mercados. "Com essa ampliação, nosso centro de engenharia ultrapassou a marca de 1,5 mil especialistas, que trabalham em parceria com os Estados Unidos no desenvolvimento de produtos, patentes, tecnologias e softwares."

O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil se consolidou como responsável pela criação, execução e coordenação de projetos de alta complexidade. Além do parque tecnológico da Bahia, a estrutura inclui o Campo de Provas de Tatuí, no interior de São Paulo.

Daniel Justo sempre ao lado de Rogelio Golfarb e do diretor de desenvolvimento, Alex Machado, destacou o momento de transformação vivido pela indústria automotiva, com a introdução de novas tecnologias e mudanças de hábitos dos consumidores. "Fazer engenharia, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia no Brasil é viável, e o Centro é um grande exemplo da nossa competitividade", afirmou.

"Nosso time está mostrando que é extremamente preparado, criativo e eficiente, competindo com os melhores no mundo. Essas características chamaram a atenção da Ford global e, por isso, ganhamos cada vez mais espaço em projetos que estão definindo o futuro da mobilidade."