Topo

Jorge Moraes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Toyota RAV4 volta importado e SUV híbrido passa da casa dos R$ 300 mil

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

23/05/2022 16h46

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Toyota apresentou o SUV RAV4 2022, que chega disponível em única versão, a SX Connect com motorização híbrida. O modelo conta com leves retoques no design e novos itens de tecnologia. O preço de R$ 304 mil é o que não conseguimos explicar bem.

Debaixo do capô está o motor 2.5 flex DOHC de quatro cilindos que, somado ao trem elétrico, é capaz de desenvolver até 222 cavalos de potência. Além dos itens de segurança, a nova RAV4 ganhou ainda o Toyota Safety Sense (TSS). Isso foi bom.

Somente o propulsor a combustão é capaz de entregar 178 cavalos de potência e 22,5 kgfm de torque. Estão no pacote de força do híbrido, três propulsores elétricos THS II de 120 cavalos e 20,6 kgfm de torque no conjunto.

O interior ganhou meio destaque pela aplicação do sintético que copia o couro nos bancos. O volante e a manopla de câmbio receberam cobertura de couro, com detalhes em prata, igualmente presentes nas maçanetas. A central multimídia vive o tempo dos anos 1990 com oferta do toca CD e botões intuitivos.

No utilitário, o acabamento é em black piano e prata, ambos com detalhes cromados. O modelo possui teto solar wide (bem bacana) com abertura elétrica e sistema de iluminação ambiente em LED.

A partir de agora, o veículo passa a contar de série com Alerta de Ponto Cego (BSM), Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA) e alerta para utilização dos cintos de segurança traseiros. Decisão certa da Toyota.

Além disso, o item que faz parte do sistema de segurança ativa, o TSS, o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), passa a detectar também pedestres e ciclistas com frenagem automática de emergência.

Fazem parte do pacote TSS ainda o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA) e Farol Alto Automático (AHB).

A lista de segurança passiva inclui sete airbags. Também estão inseridos o Controle de Estabilidade (VSC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), Assistência à Frenagem de Emergência (BAS), Luzes de Freio de Emergência (EBS) e dois pontos de ancoragem ISOFIX. O RAV4 ainda conta com Controle de Tração (TRC) e a rodagem é aro 19 polegadas. O porta-malas é do bom com 580 litros e 1690 litros com o rebatimento dos bancos.