Topo

Jorge Moraes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Autoescola opcional: como é o projeto que pode acabar com aula obrigatória

Autoescola - Divulgação
Autoescola Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

21/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O que você diria se a autoescola deixasse de ser obrigatória? Imagine que o trânsito já é o que é, composto por pessoas habilitadas em empatia, nervosismo, boa educação ou não. E a notícia que segue é a seguinte: neste momento está em análise no Senado Federal, o Projeto de Lei de número 6.485 de 2019 da autoria da senadora Kátia Abreu (PP-TO), que no texto, leia-se: a proposta da desobrigação aos interessados em tirar a CNH de assistirem aulas. A ideia da defesa é facilitar a vida do usuário.

O PL foi entregue esta semana à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para análise. Por outro lado, os exames aplicados pelos Detrans de cada estado continuam valendo caso o projeto seja aprovado.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O relator da CCJ designado para avaliar a proposta foi o senador Fabiano Contarato (PT-ES). Ele será responsável por emitir um parecer onde recomenda ou não a aprovação, podendo, inclusive, alterar algumas partes do texto original.

A ideia inicial é que as provas teóricas e práticas permaneçam sendo exigidas, porém, os alunos passariam a ter a opção de se preparar individualmente ou com instrutores independentes. Mas pergunto como fica a questão da preparação dos profissionais e de toda infra de logística, identificação dos veículos e processos? Precisa explicar melhor o tema.

Uma das justificativas da autora é de que, com isso, a CNH se torne mais acessível, nesse ponto com toda razão. Segundo Kátia Abreu, o valor para se tirar uma CNH atualmente pode chegar a R$ 3 mil em alguns estados.

A proposta valeria para quem deseja conseguir a carteira nas categorias A e B, moto e carro, respectivamente ficando de fora as CNHs categoria C em diante.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.