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Jorge Moraes

REPORTAGEM

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Tiggo 3X dá adeus após 1 ano; veja como ficam os carros da Caoa Chery

Caoa Chery Tiggo 3X deixou de ser produzido 1 ano após ter sido lançado - Keiny Andrade/UOL
Caoa Chery Tiggo 3X deixou de ser produzido 1 ano após ter sido lançado Imagem: Keiny Andrade/UOL

Colunista do UOL

05/05/2022 16h43

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O fechamento temporário da produção na fábrica de Jacareí (SP) tira de linha, de forma precoce, o Tiggo 3X. O SUV compacto da Caoa completaria um ano de mercado no fim deste mês, mas teve que ser "sacrificado" para que o plano de remodelação da planta entrasse em vigor. As portas da unidade ficarão fechadas até 2025 e grande parte dos 627 funcionários estão em processo de demissão.

A paralisação em Jacareí também afetará o sedã Arrizo 6 - outro com pouco tempo de mercado nacional. Quando o estoque do modelo produzido no Brasil esgotar, que pode durar alguns meses, o sedã passará a ser importado da China. Isso é possível porque o carro vendido lá fora é praticamente igual ao que era montado em Jacareí mas que poderá vir híbrido.

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Essa opção de importação não é possível para o Tiggo 3X porque o produto foi pensado para o mercado brasileiro, não tendo algo parecido no país de origem da montadora para importar.

Em comunicado feito nesta quinta-feira (5), a Caoa Chery afirma que seguirá prestando atendimento integral aos clientes dos modelos fabricados em Jacareí, mantendo total assistência técnica, garantias, peças e serviços em suas mais de 140 concessionárias localizadas em todas as regiões do país.

De acordo com dados da Fenabrave, o Tiggo 3X é o segundo carro mais vendido da Caoa Chery em 2022, com 3.073 unidades emplacadas até abril - apenas 132 a menos que o Tiggo 5X, que lidera as vendas da montadora.

A fábrica em Anápolis (GO) continua produzindo normalmente os demais carros da marca: Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8.

Plano de R$ 1,5 bilhão

A remodelação da fábrica de Jacareí faz parte de um plano de adequação e investimentos da Caoa Chery no Brasil de R$ 1,5 bilhão até 2025. A unidade fabril passará por mudanças para ajuste dos processos produtivos que permitirão a introdução de novos produtos concebidos a partir de plataformas de última geração, equipados com propulsores híbridos ou 100% elétricos.

Vale ressaltar que a Caoa Chery não vai esperar pelos dois anos de preparação da fábrica de Jacareí para iniciar a produção de carros híbridos no Brasil. Segundo a montadora, a planta de Anápolis (GO) já foi modernizada e está pronta para a dar o pontapé na eletrificação da marca, que quer ter, pelo menos, uma versão híbrida ou elétrica em toda a sua gama.

Primeiro híbrido

O Tiggo 8 Pro será o primeiro híbrido da Caoa Chery no Brasil. O SUV usará a tecnologia de recarga plug-in e com autonomia para rodar 90 km no modo 100% elétrico. Combinado com o motor 1.6 turbo, entregará mais de 200 cv de potência. A novidade terá ainda uma supertela de 24 polegadas para a central multimídia, além de mudanças no visual.

A chegada do modelo que deve rodar no modo elétrico, sem usar combustível, por 100 quilômetros ou um pouco mais deve ocorrer ainda neste ano. A previsão é que na primeira semana de junho a empresa faça o anúncio.

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