PUBLICIDADE
Topo

Jorge Moraes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Flagrado em testes em SP, novo VW Golf está vindo para o Brasil?

Volkswagen Golf MK8 é flagrado circulando na rodovia Anchieta, no ABC paulista - Leandro Osti/Arquivo Pessoal
Volkswagen Golf MK8 é flagrado circulando na rodovia Anchieta, no ABC paulista Imagem: Leandro Osti/Arquivo Pessoal
Conteúdo exclusivo para assinantes
Jorge Moraes

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.

Colunista do UOL

20/04/2022 11h17

Flagras em vídeos e fotos de um Volkswagen Golf branco da oitava geração (MK8) rodando sem camuflagem pela rodovia Anchieta, próximo da fábrica da montadora em São Bernardo do Campo (SP), tem levado muita gente acreditar, ou sonhar, com a volta do icônico hatch médio ao nosso mercado. Será que a marca alemã voltará a oferecer seu icônico veículo por aqui?

Não será dessa vez: a Volks nem cogita vender o Golf MK8 por aqui. Então o que essa unidade, flagrada nas imagens enviadas pelo leitor Leandro Osti, está fazendo em nossas ruas? Fomos atrás dessa informação e vamos contar tudo agora.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O Volks MK8 está, na realidade, sendo usado como carro de teste de uma nova tecnologia híbrida leve que a marca alemã deverá trazer para sua gama no Brasil. Trata-se do e-TSI, um sistema híbrido leve que permite reduzir o consumo e as emissões de poluentes. Ele é alimentado por um gerador de 48 volts que atua em algumas situações e que, no caso do Golf, está vestido com a carroceria R-Line.

Esse tipo de tecnologia não garante os níveis de redução de consumo dos híbridos "completos", como os recarregados na tomada (plug-in) ou os regenerativos (da Toyota/Lexus). Também não oferecem autonomia em modo 100% elétrico. Mas conseguem agregar uma certa economia no abastecimento, o que nos dias de hoje vale muito no Brasil.

Volkswagen Golf MK8 flagrado no Brasil - Leandro Osti/Arquivo Pessoal - Leandro Osti/Arquivo Pessoal
Imagem: Leandro Osti/Arquivo Pessoal

Sabemos que a Volks trabalha na eletrificação de sua gama no mercado global com a família ID. Tanto que os modelos ID.3 e ID.4 já foram mostrados por aqui e estão cotados para nosso mercado em 2023. Mas trata-se de carros caros, que chegarão em um patamar de preço muito distante dos veículos de volume da marca por aqui, como T-Cross, Nivus e Polo.

Por isso essa tecnologia híbrida leve deve ser a aposta de uma transição em nosso mercado entre os modelos a combustão e os híbridos plug-in. Não deverá demorar muito, entretanto, para que parte ou toda a gama tenha uma versão e-TSI como topo de linha, oferecendo mais desempenho e números ainda melhores de consumo. Lembre-se que os motores atuais da Volks, como 200 TSI e 250 TSI, estão entre os mais econômicos do mercado.

Volkswagen Golf MK8 é flagrado circulando no Brasil - Leandro Osti/Arquivo Pessoal - Leandro Osti/Arquivo Pessoal
Imagem: Leandro Osti/Arquivo Pessoal

Já para os modelos mais caros, acima do Taos por exemplo, tecnologias com custos maiores devem ser usadas. O novo Tiguan, por exemplo, que deve chegar até a metade do ano que vem, terá opção híbrida plug-in como na Europa. Acima dele, em relação ao valor, veremos os modelos 100% elétricos da família ID.

Se você prestar a atenção nas fotos dos flagras do Golf MK8 branco que está rodando pelo Brasil, apenas uma parte está coberta: justamente aquele pedaço da tampa do porta-malas onde fica a indicação da versão e motorização do modelo. O e-TSI está entre nós e, quem sabe, em breve em Nivus, T-Cross, Taos nas revendas da Volks.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.