Topo

Jorge Moraes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como BMW 330e tem aceleração de esportivo e média de 23,8 km/l na cidade

330e combina motor 2.0 turbo com propulsor elétrico para entregar consumo baixíssimo de combustível e desempenho empolgante - Jorge Moraes/UOL
330e combina motor 2.0 turbo com propulsor elétrico para entregar consumo baixíssimo de combustível e desempenho empolgante Imagem: Jorge Moraes/UOL

Colunista do UOL

03/01/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sol, praia e sedã. Nesse contexto, coube a mim o prazer de dirigir o BMW 330e nos Estados Unidos. O carro serviu nossa equipe durante a cobertura do Salão de Los Angeles, na Califórnia, e também foi utilizado durante uma folga após o evento.

Aposte nos atributos do carro que inspira esportividade e está conectado com o sistema de propulsão híbrida plug-in dos modelos da BMW. O importado, produzido no México, é um convite ao modo de direção do três volumes que o brasileiro, apaixonado por carros, não pode ignorar.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Equipado com motor 2.0 turbo a gasolina e outro elétrico, seu consumo é impressionante. Segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o 330e é capaz de médias de 23,8 km/l na cidade e 26,8 km/l na estrada. É um dos carros com propulsor a combustão mais eficientes do Brasil.

A montadora, na ficha técnica, diz o seguinte: o sistema plug-in possui uma potência máxima combinada de até 292 cavalos e 42,8 kgfm de torque. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 5,9 segundos, com velocidade máxima de 230 km/h.

BMW 330e traseira - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Imagem: Jorge Moraes/UOL

Deixando a eficiência de lado e focando apenas o desempenho, como é divertido dirigir com a pegada da tração traseira! Exclamo isso.

A suspensão é massa (termo que utilizo para elogiar) e o sedã vem equipado com a última geração da tecnologia eDrive com a motorização plug-in híbrida. No modo totalmente elétrico, o BMW possui uma autonomia de até 66 km. Carregue fácil e não visite o posto de combustível para os seus trechos urbanos.

Coisa do trabalho. A bateria é reparável e possui uma garantia de seis anos. Além disso, o sedã conta com um tanque de combustível de 40 litros a gasolina que colabora para fazer aquela trip no fim de semana. Fiz isso em Los Angeles.

Com três modos de condução, o condutor pode escolher usar apenas a energia que capturou pela tomada até uma determinada velocidade. No modo híbrido, a velocidade máxima é de 110 km/h. Já no elétrico, a máxima sobe para 140 km/h.

Um recurso novo é o XtraBoost, ativado por meio do modo Sport, que libera 40 cavalos adicionais aos 252 cavalos de potência combinada dos motores elétrico e a combustão, mantendo essa potência máxima por dez segundos e entregando uma aceleração mais esportiva. O carro é progressivo, quanto mais rápido, mais firme. E a suspensão não desaponta, a frenagem firme é outro acerto alemão.

Só falta andar sozinho

BMW 330e interior - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Imagem: Jorge Moraes/UOL

Assim como não posso esquecer dos sistemas assistentes de condução semiautônoma. Liberdade do volante? Não. O BMW é capaz de seguir distância e velocidade do automóvel que estiver na frente, reconhecer e permanecer nas faixas de rodagem e até fazer percursos em marcha ré de forma automática. O carro vai além desse visual estiloso que contribui para a gama completa ser líder do segmento no Brasil.

O 330e quase dirige por você na estrada. Traz controle de faixas, perímetro, auxílio de condução para os mais desatentos e head up display (que projeta informações no para-brisa na altura dos seus olhos, atrás do volante). E tem mais com a "sentada" esportiva dos bancos, direção direta e conectada ao seu posicionamento de condução e duas telas (a do cluster e a da mídia central com Carplay e Android auto Wi-Fi).

Usando tudo isso, você curte o 330e pela eletrônica porque no design a gente já conhece bem. Fácil destacar nas ruas uma das estrelas globais da Bavária, na Alemanha. Lembrando que outra parte da família é montada no Brasil, em Santa Catarina.

Ficha técnica

Motor a combustão - 2.0
Potência - 184 cv
Torque - 30,6 kgfm
Motor elétrico - 12 kWh
Potência - 113 cv
Torque - 42,8 kgfm
Potência combinada - 292 cv
Autonomia elétrica - 66 km
Velocidade máxima modo elétrico - 140 km/h
Pneus - aro 19 - 225/40 na dianteira e 255/35 na traseira
Consumo elétrico - 15,1 kWh/100 km
Preço - R$ 375 mil

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no