Topo

Jorge Moraes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fim do Fox: VW deixa de fabricar hatch nos próximos dias; deixará saudades?

Fox já não pode ser mais encomendado e existem poucas unidades remanescentes na rede de concessionárias da Volkswagen - Divulgação
Fox já não pode ser mais encomendado e existem poucas unidades remanescentes na rede de concessionárias da Volkswagen Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

21/09/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Mais uma despedida. Em outubro, ou seja, nos próximos dias, o Volkswagen Fox vai deixar o portfólio da marca. Trata-se de um adeus que estava programado, mas agora é definitivo: o compacto deixará a produção da fábrica de São José dos Pinhais (PR), depois de quase 20 anos, para liberar espaço ao crescimento do T-Cross.

Na minha lembrança guardo testes que fiz de todos os modelos, inclusive o CrossFox, que trazia um pneu de estepe sem graça na tampa traseira. Lembro também de alguns slogans publicitários, como "Compacto por fora, gigante por dentro".

O Fox fez sucesso logo de cara lá em 2003, quando foi lançado como carro mundial no Brasil. Desde então, resistiu à saída de linha na Europa e se manteve firme no mercado brasileiro. Sua pegada mais voltada para o público feminino me faz lembrar da campanha estrelada pela encantadora Ana Hickmann, com seu 1,86 m.

Mais espaço ao T-Cross no Paraná

Produção do T-Cross em São José dos Pinhais deverá ser incrementada com aposentadoria do Fox - Divulgação - Divulgação
Produção do T-Cross em São José dos Pinhais deverá ser incrementada com aposentadoria do Fox
Imagem: Divulgação

Abrindo os olhos para os dias de hoje, o Fox vai sair da linha de produção para dar mais espaço ao T-Cross, isso está na cara, pois a Volks corre para atender a demanda pelo SUV compacto. Na atual posição (26º lugar do ranking da Fenabrave até agosto), o Fox vende pouco e já não está mais na lista de prioridades da VW; leia-se Nivus, Taos e T-Cross.

A despedida oficial não aconteceu ainda e será comunicada no próximo mês. Por aqui, a gente antecipa. A montadora, hoje, nada comenta. Com a saída do Fox, consumidores fãs da VW ficarão órfãos de um carro versátil, único na categoria. Assim como o Up e a onda gerada pelos compradores mais jovens.

Nas concessionárias, em fim de estoque, é oferecido apenas em duas versões: Xtreme e Connect. Os carros são equipados com motor 1.6 MSI de 104 cv e câmbio manual de cinco marchas. Há algumas semanas, as lojas já não aceitam novos pedidos do hatch.