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Jorge Moraes

REPORTAGEM

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Volkswagen testará os elétricos ID.3 e ID.4 no Brasil

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Imagem: Divulgação
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Jorge Moraes

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.

Colunista do UOL

02/08/2021 17h37

A Volkswagen do Brasil deve iniciar o programa de testes de seus dois principais elétricos, estrelas no mercado europeu e "donos da bola" nas imagens da transmissão de TV da final da Eurocopa. Em reunião secreta, concessionários foram chamados e apresentados aos ID.3 e ID.4. Ao mesmo tempo que indagaram sobre a futura venda, os representantes da montadora disseram que começarão os testes.

A resposta confere com o que disse, em um dos últimos encontros digitais com a mídia (tem sido assim, infelizmente), o presidente Pablo Di Si: "nossa aposta será nos elétricos". E hoje está aqui a comprovação do que abordou o executivo.

Os dois elétricos da ofensiva sustentável da Volkswagen devem partir para cima do novo e disputado mercado da tomada. O ID.4 tem autonomia de até 520 km (WLTP). O motor elétrico gera 150 kW (204 cv) e, de acordo com a marca, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos com uma velocidade máxima de 160 km/h. Números que serão confirmados por aqui.

Desde a versão inicial, o novo ID.4 conta com faróis e lanternas de LED. Na versão topo de linha, os faróis interativos de matriz LED IQ.Light recebem os condutores com módulos de lentes giratórias e geram um facho principal controlado de forma inteligente. Na lateral chama a atenção as rodas de 21 polegadas.

Desenvolvido através da arquitetura modular elétrica (MEB) a novidade possui 4,58 metros de comprimento. Além disso, o espaço no porta-malas é de 543 litros, chegando a 1.575 litros com os bancos traseiros rebatidos.

O ID.3 também é feito a partir da MEB. Gostei do design. No interior, grande distância entre eixos, combinada com balanços curtos, resulta em um bom aproveitamento do espaço interno: o Open Space. Com o espaço e a amplitude assim criados, o ID.3 de cinco lugares estabelece novos parâmetros para a categoria dos compactos.

As baterias são integradas à parte inferior da carroceria. Esse posicionamento tem um efeito positivo na dinâmica de condução, já que torna o centro de gravidade do ID.3 significativamente mais baixo. Semelhante ao ID.4.

O conteúdo energético da maior bateria é 77 kWh, e sua autonomia é de até 550 km (WLTP). Graças à capacidade de carga rápida, é possível carregar o ID.3 suficientemente para um alcance de cerca de 290 quilômetros (WLTP) em 30 minutos, utilizando uma tomada de carga com 100 kW.

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