PUBLICIDADE
Topo

Jorge Moraes

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Renovado, novo Peugeot 3008 chega com beleza indiscutível

Conteúdo exclusivo para assinantes
Jorge Moraes

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.

Colunista do UOL

24/06/2021 08h51

A Peugeot apresentou a atualização do SUV 3008 que traz, além de inovações tecnológicas, de segurança e no design, uma nova versão topo de linha, que sobe um degrau ante à Griffe. Destaco que a GT Pack é exclusiva e conta com Black Pack e um novo pacote de equipamentos. Os preços são de R$ 229,9 mil e R$ 249,9 mil.

Debaixo do capô está o já conhecido e premiado motor 1.6 THP de 165 cv, que possui 24,5 kgfm de torque. Nesse ponto digo que pouco falta ao turbinado propulsor que é servido pela transmissão automática de seis velocidades. O torque em alta com faixa de rotação e consumo contínuo mandou bem na pista de Curvelo, tão longe quanto Confins comparada a distância de Belo Horizonte.

Você pode se divertir com um SUV na pista? Sim, e calçado no aro 19 polegadas. A suspensão independente agarra o asfalto e o importado francês não escapa.

No GT dá para perceber de imediato a cabine que recebeu o novo i-Cockpit 2.0 equipado com o novo painel de instrumentos com visualização de alta qualidade e uma nova tela sensível ao toque de 10 polegadas. A tela de 8" serve para a versão Griffe, que empobrece nesse ponto.

Todas as configurações vêm equipadas de fábrica com o seletor de modos de condução que permite escolher entre os modos Normal, Eco e Sport. Na parte interna também estão disponíveis novos estofados e acabamentos, como revestimento em couro alcantara para a opção GT Pack. O sistema de som resgata a excelência da marca Focal de 500 watts.

Entre as tecnologias disponíveis a montadora destaca aquelas que auxiliam na direção e segurança dos ocupantes, como o piloto automático adaptativo e inteligente Stop & Go, correção e alerta de permanência de faixa, frenagem automática de emergência e leitor de novas sinalizações de velocidade com reconhecimento ampliado de placas.

Em relação ao design, o novo 3008 conta com uma dianteira atualizada com estilo diferenciado. A grade agora é frameless e suas aletas se prolongam sob faróis, realizando a fusão de todos os elementos. E o novo emblema da Peugeot está localizado na frente do capô em preto piano.

Tem pegada esportiva? Sim, porque visualmente tem mais com as aberturas laterais em preto brilhante e uma placa de proteção inferior que integra o para-choque já a partir da versão de entrada. No GT Pack, uma grade específica oferta outra assinatura ao veículo. Vale pagar pelo pacote.

Os faróis têm novos desenhos que acentuam a agressividade do utilitário. Eles contam com tecnologia LED nos dois níveis de acabamento, com um prolongamento da forma de presa e extremidade cromada.

No acabamento GT Pack, os faróis full LED contam com uma pegada high-tech devido à extensão da assinatura luminosa e à função de iluminação em curvas (EVS), que otimiza a visibilidade até 90 km/h. Os faróis de neblina foram substituídos pela função Foggy Mode integrada aos faróis full LED.

Na parte de trás, as novas lanternas escurecidas contam com full LED, exibindo garras 3D que tornam a assinatura luminosa mais incisiva. As setas de direção são do tipo scrolling, enquanto as lanternas são recobertas com acabamento em black piano. O novo Peugeot 3008 está disponível nas cores azul vergito e vermelho ultimate na versão GT Pack e branco nacré, cinza artanse, cinza platinium e preto perla nera na opção Griffe.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL