PUBLICIDADE
Topo

Jorge Moraes

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Hummer e agora Silverado reforçam o futuro eletrificado da GM

Jorge Moraes

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.

Colunista do UOL

06/04/2021 17h22

A General Motors apresentou o seu mais novo elétrico, o Hummer EV, além do teaser da nova picape Silverado, também eletrificada. A principal novidade, em relação a produção, fica por conta da plataforma utilizada, sem falar na potência e na autonomia do utilitário.

Como assim? Em relação ao modelo em si, há quem duvide do desempenho, que consagrou o veículo, com uma motorização elétrica, mas os números divulgados pela marca chamam a atenção. Isso porque o utilitário disponibiliza impressionantes 841 cv de potência e 1.590 kgfm de torque.

Esses números são possíveis graças ao sistema Ultium Drive, que entrega uma arquitetura modular para se enquadrar em diferentes motores e transmissões. A montadora afirma o seguinte: graças ao sistema de largada Watts Freedom, o grandão sai de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos.

Com 20 bases de baterias disponíveis, ainda estão prometidos generosos 480 quilômetros de autonomia, além ofertar a chance de servir como fornecedor de energia para recarregar outro carro que precise de ajuda na estrada. Uma estação móvel.

A nova plataforma, Ultium, deixou o truck mais robusto, com uma estrutura que engloba carroceria e bateria independente.

Com muitas semelhanças em relação à picape, o interior ficou maior e os assentos mais amplos, para ampliar ainda mais o conforto. Para a capacidade de carga, com os bancos traseiros rebatidos, o volume subiu para até 2.316 litros. Sem o motor a combustão, embaixo do capô existe ainda outro espaço de porta-malas.

Na cabine, o painel de instrumentos possui 12,3 polegadas de visual e foi posicionado de uma forma a deixar o condutor com a sensação de estar em um veículo futurista. A central multimídia também é grande, com 13,4 polegadas. Somando a base digital são mais de 25 polegadas de telas.

Essa pegada mais espacial tem uma justificativa, já que a interface das telas teve a assinatura da agência Perception, responsável por trabalhar diretamente com a criação dos filmes do Universo Marvel, o MCU.

Tecnologia é o que não falta, ainda mais aliada à segurança. O novo Hummer conta com até 17 câmeras, até no assoalho, que exibem imagens para ajudar na hora das manobras. Além de estar previsto um aplicativo com sincronização entre carro e smartphone, que libera as portas por detecção de proximidade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL