PUBLICIDADE
Topo

Jorge Moraes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lexus apresenta o SUV conceito 100% elétrico e futurista LF-Z

Lexus LF-Z Electrified Concept - Divulgação
Lexus LF-Z Electrified Concept Imagem: Divulgação
Jorge Moraes

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.

Colunista do UOL

31/03/2021 08h59

A japonesa de luxo Lexus dá mais um passo na eletrificação de seus modelos e apresenta mais uma novidade. Com experiência de sobra no "ramo", graças aos cerca de 90 veículos híbridos e elétricos, a marca aponta para o LF-Z, um SUV conceito elétrico, autônomo e que mostra como será o amanhã da montadora.

Além disso, a marca promete mais. Por causa do aumento da obrigatoriedade em relação a diminuição da emissão de carbono em diversos países pelo mundo, a japonesa planeja mais 20 modelos eletrificados até 2025, entre lançamentos e atualizações, incluindo nesse lote mais de dez veículos elétricos a baterias (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos (HEV).

Em relação ao conceito, que foi montado sobre uma plataforma denominada EV, ele utiliza tecnologia de tração com energia nas quatro rodas (Direct4), além de garantir uma autonomia de até 600 quilômetros.

Lexus LF-Z Electrified Concept - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O painel, em três telas, foi inspirado nas asas de uma borboleta e pensado para melhorar a experiência de condução aumentando a ligação com o motorista. Com inteligência artificial a bordo, o veículo mantém uma espécie de diálogo com o condutor para aprender suas preferências pessoais permitindo que o carro dê algumas sugestões.

O estilo é elegante e bem moderninho. A traseira do veículo segue o esquema de lanternas integradas tipo ponta a ponta, semelhante ao jogo do UX250. Com as baterias de íon de lítio de 90 kWh posicionadas de forma longitudinal, o centro de gravidade foi reduzido, o que ajuda a absorver ruído e vibrações da estrada.