PUBLICIDADE
Topo

Jorge Moraes

Toyota aposenta 'TV de tubo' e insere tela flutuante no Corolla 2022

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL
Jorge Moraes

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.

Colunista do UOL

02/02/2021 04h00

Quando a Toyota lançou a décima segunda geração do Corolla no Brasil, em 2019, muita gente aplaudiu a ousadia incomum dos japoneses no design exterior do sedã mais vendido no mundo.

No interior, entretanto, não faltaram reclamações sobre alguns aspectos, como a falta de um freio de mão eletrônico e, principalmente, a disposição da tela da central multimídia no console central do carro. "Parece uma TV de tubo", era o que mais se escutava durante e após o lançamento do modelo. Eu mesmo disse isso.

A Toyota até que demorou, mas ouviu as críticas, a voz de seus consumidores e fãs da marca. A linha 2022 do sedã não virá mais com aquele "case" (capa) por trás da central multimídia de 8 polegadas, que ganha o estilo "tela flutuante".

toyota corolla 2022 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A novidade no interior chega primeiro no Corolla Cross, o novo SUV de entrada da marca previsto para ser lançado em março com chegada em abril nas concessionárias. Logo em seguida será lançada a linha 2022 do sedã com essa mudança no interior.

O Corolla Cross seguirá o caminho das versões do sedã, mas a rede autorizada "pede" ao fabricante que resuma para três modelos ao menos. Hoje, o GLi, XEi, Altis Premium e Altis híbrido são as variações da gama.

Em setembro de 2019, quando ouviu as primeiras reclamações sobre a "TV de tubo", a direção da Toyota informou ao UOL Carros que o formato do case da central multimídia era necessário, pois em outros mercados sul-americanos o sedã era oferecido sem a central e, naquele espaço, era instalado um acessório de som.

Sobre a outra reclamação dos consumidores na época, o freio de estacionamento "analógico", a Toyota ainda não deu indicações se irá mudar de tecnologia. Um passo de cada vez. Aposentar a "TV de tubo" já é um avanço significante por se tratar da conservadora Toyota.

A linha 2022 do Corolla já está disponível nas concessionárias da Toyota, com preços que vão de R$ 120.790 a R$ 158.890.