Topo

Jorge Moraes

Fórmula E: como pilotos da Nissan têm trocado pistas por corridas virtuais

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

20/05/2020 16h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O virtual nunca esteve tão perto e pronto para servir ao mundo de quarentena. Nos circuitos dos simuladores da Fórmula E as corridas continuam no ar e, se você projetá-las na TV, na hora da prova, vai perceber que as impressões são bem semelhantes diante do desafio real de pilotagem da turma.

A Nissan, que não deixou de pontuar os mais de 450 mil LEAF vendidos no mundo, detalhou bem isso em uma coletiva exclusiva com seus dois pilotos: Sébastien Buemi e Oliver Rowland, que de casa, em seus "brinquedos" de última geração, controlam os carros e concorrem nas divertidas e-racer.

O Campeonato ABB FIA de Fórmula E inclui uma dose adicional de adrenalina ao Race at Home Challenge com o formato Race Royale específico para jogos de simulação, no qual se elimina o último colocado ao final de cada volta. O processo de eliminação continua com apenas 10 pilotos, faltando apenas uma volta até a linha de chegada para decidir as posições que marcam pontos.

Um outro lance legal é a parceria com o UNICEF como parte da estratégia para angariar fundos. Essa é uma das principais bandeiras de defesa da organização.

A Fórmula E e o Fundo das Nações Unidas para a Infância "correm" juntos nas corridas dos elétricos em circuito de rua e entra no mundo virtual com o ABB Formula E Race at Home Challenge - a competição de eSports de nove semanas onde se enfrentam todas as equipes e pilotos do Campeonato ABB FIA de Fórmula E que está com a final programada para o dia 13 de junho. As doações para UNICEF podem ser públicas ou não.

Projeção

O cockpit da Fórmula E foi projetado para replicar a posição do piloto em uma corrida de monopostos ou de cockpit aberto (existem diferentes tipos de bancos, dependendo da categoria). Os assentos têm uma configuração especial para a série, com base no banco Playseat de F1.

A Nissan estreou no ABB FIA de Fórmula E na 5ª temporada (2018/2019). Nesta primeira temporada da categoria 100% elétrica de corridas de rua, o piloto Sébastien Buemi terminou em segundo, e a equipe se destacou na com seis pódios, seis pole positions e 16 qualificações para a Super Pole, fazendo a equipe com a melhor performance em qualificações no campeonato.

Na sexta temporada, a equipe está competindo com o carro de Fórmula E de segunda geração (Gen2). Com mais potência - 250 quilowatts, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e com uma velocidade máxima de 280 km/h -, o novo bólido traz ainda mais emoção ao campeonato.

A Nissan é a única montadora japonesa a participar da Fórmula E. Já seu modelo 100% elétrico Nissan LEAF registra mais de 450 mil unidades vendidas e se torna o veículo de união entre a competição, a tecnologia e o mundo consumidor.

Pilotos

Sébastien compete na Fórmula E desde o início do campeonato. Na temporada 2015/2016 venceu o campeonato de pilotos da Fórmula E e estabeleceu vários recordes na categoria, incluindo o maior número de vitórias e pole positions, sem esquecer as voltas mais rápidas.

Ele terminou em 2º na última temporada do campeonato e disse que continua motivado mesmo correndo no mundo virtual. Sébastien comentou que agora divide o tempo entre as atividades físicas e o simulador.

Nissan - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Oliver correu pela equipe DAMS na Fórmula 2, terminando em 3º na classificação geral em 2017. Em sua primeira temporada na Fórmula E, Oliver surpreendeu com sua rápida adaptação e regularidade - conquistando o título de novato do ano. A dupla Sébastien e Oliver acumulam um total de seis pódios e seis pole positions.

Oliver na entrevista disse que acha divertido o desafio virtual. "Estou em casa treinando todos os dias. Claro, também bastante ansioso para voltar as pistas de verdade o mais breve possível e estar com toda a equipe".

O piloto ainda reforçou que se você tem um PlayStation, há games de Fórmula 1 e o Forza para praticar em casa. O computador pode ser outro aliado e dá para dirigir vários carros Nissan em diferentes jogos e tem as corridas de Fórmula.

O comandante

Tommaso Volpe comanda os programas de competição das marcas Nissan e INFINITI. Diretor mundial de esportes a motor na marca, Volpe está à frente dos programas de competição da Nissan na Fórmula E, Super GT, Protótipos e GT3.

Volpe fortaleceu a presença da marca INFINITI na Fórmula 1, passando de patrocinadora a parceira técnica da Equipe Renault de F1®, o que incluiu o desenvolvimento conjunto do Sistema de Recuperação de Energia, fortalecimento da INFINITI Engineering Academy e o desenvolvimento de um carro de produção de alta performance (Projeto Black S).

O chefão, que é italiano, também foi diretor de marketing na Lotus Cars, responsável pelo marketing de carros de produção e pela parceria da Equipe Lotus de F1. Volpe declarou que "infelizmente, não estamos correndo na vida real, por outro lado estamos disputando as provas virtuais.

Todos da Fórmula E temos o compromisso de completar a temporada 6 com corridas reais. Não sabemos quando, nem como, mas o objetivo e fechar o calendário da temporada até o fim do verão na região norte".

Serviço

A competição ABB Formula E Race at Home Challenge é disputada com o uso do software rFactor 2 e a última atualização do pacote de conteúdo para download (DLC) da Fórmula E.

Como assistir - ABB Formula E Race At Home Challenge

Programação
Grande Final: 13 de junho
Cobertura ao vivo: das 15h30 às 17h15 (horário da Inglaterra) das 11h30 as 13h15 (horário de Brasília)