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5 motos que custam (muito) mais do que um SUV

BMW K 1600 Bagger 2022 pode chegar a custar R$ 326.500, dependendo da pintura e dos opcionais escolhidos - Divulgação
BMW K 1600 Bagger 2022 pode chegar a custar R$ 326.500, dependendo da pintura e dos opcionais escolhidos Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

23/07/2022 04h00

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A inflação está em alta. De acordo com o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, deve fechar o ano em mais de 7,5%. Claro que as motocicletas não passariam ilesas ao aumento de preços generalizado.

Se um modelo de 250 ou 300 cc já está custando mais de R$ 20 mil, imagine então os mais luxuosos? Pois é, já passam dos R$ 300 mil, como a recém-lançada BMW K 1600 Bagger.

A moto de seis cilindros em linha e muita tecnologia embarcada é importada da Alemanha e pode ser encomendada no País, com entregas previstas para setembro. O preço parte de R$ 306.500, mas pode chegar a R$ 326.500, dependendo dos preços e opcionais escolhidos.

O valor é superior a muito SUV por aí, o tipo de automóvel queridinho dos brasileiros atualmente. A K 1600B é mais cara até mesmo do que a versão Trailhawk do Jeep Compass (cerca de R$ 250 mil), o SUV mais vendido do Brasil.

Confira nossa lista com as 5 motos mais caras do Brasil, atualmente.

BMW K 1600 GTL - a partir de R$ 309.500

O grande destaque da grã-turismo da marca alemã é seu impressionante motor de seis cilindros em linha, com 1.649 cm³ de capacidade, capaz de entregar 160 cv de potência a 7.750rpm, e 175 Nm de torque aos 5.250 giros. O conjunto mecânico tem ainda câmbio de seis marchas e transmissão final por eixo-cardã.

K 1600 GTL 2021 - Divulgação - Divulgação
BMW K 1600 GTL ocupa o posto de moto mais cara do Brasil
Imagem: Divulgação

Com muita eletrônica embarcada, central multimídia, além de malas laterais e top case para levar a bagagem, a K 1600 GTL proporciona uma viagem de primeira classe, com muito conforto e desempenho para piloto e garupa.

Apesar de encabeçar nossa lista, a K 1600 GTL ainda está sendo vendida em sua antiga geração por aqui, afinal, no exterior, o modelo já passou por um face-lift e ganhou um novo conjunto óptico. Quando chegar ao Brasil, a nova K 1600 GTL deve vir ainda mais cara e manter sua posição de moto mais cara à venda no País.

BMW K 1600 Bagger - a partir de R$ 306.500

A nova geração da K 1600 B já está à venda no Brasil. No quesito motorização, a K 1600 B é equipada com o mesmo motor de seis cilindros em linha de 1.649 cm³ da GTL, mas tem silhueta longa e baixa com malas laterais rígidas. A bagger da família de motos com seis cilindros em linha da BMW, porém, teve seu design repaginado e ganhou um novo conjunto óptico, além de mais tecnologia..

BMW K 1600 B 2022 - Divulgação - Divulgação
BMW K 1600 B é versão bagger da família de motos de seis cilindros em linha da marca alemã
Imagem: Divulgação

Outro destaque desta bagger da família K são os recursos tecnológicos semelhantes aos encontrados em automóveis premium, entre eles: farol direcional, Assistente de Partida em Ladeira (HSC), Controle de Pressão dos Pneus (RDC), partida sem chave (keyless), Assistente de Trocas de Marchas Pro, luzes adicionais em LED, interface Bluetooth, sistema de alarme antifurto e marcha a ré.

Honda GL 1800 Gold Wing Tour - a partir de R$ 288.060

A mais recente geração da famosa grã-turismo da marca japonesa desembarcou por aqui em 2018. Também equipada com um motor de seis cilindros, porém opostos (boxer), a Gold Wing Tour produz 126 cv de potência máxima. Embora sua transmissão final também seja feita por eixo-cardã, a GL 1800 se diferencia pela sua transmissão DCT, de dupla embreagem, que pode ser operada automática ou manualmente.

Honda Gold Wing Tour - Divulgação - Divulgação
Luxuosa Honda Gold Wing tem câmbio DCT, transmissão utilizada em carros esportivos, e muito conforto para viajar
Imagem: Divulgação

Feita para longas viagens, a Gold Wing também oferece muito conforto. Além de central multimídia equipada com Apple CarPlay e Android Auto, tem malas laterais e top case rígido com capacidade para levar a bagagem do piloto e garupa. Para-brisa com ajuste elétrico, bancos e manoplas aquecidas, além de uma infinidade de equipamentos... até um motor elétrico com marcha a ré para ajudar a manobrar essa gigante em duas rodas.

Destaque para os sistemas de segurança. Somam-se aos modos de pilotagem, controle de tração, freios ABC combinados e outros controles, o airbag frontal, uma exclusividade da moto da Honda.

Harley-Davidson CVO Road Glide Limited - R$ 246.700

Componentes exclusivos e atenção aos detalhes caracterizam as motos Harley-Davidson Custom Vehicle Operations (CVO). Para 2022, a novidade é o retorno da Road Glide Limited à linha CVO da marca norte-americana.

H-D CVO Road Glide Limited 2022 - Divulgação - Divulgação
CVO Road Glide Limited é moto customizada de fábrica com motor V2 de 1.923 cm³ de capacidade
Imagem: Divulgação

A nova CVO Road Glide Limited, único modelo CVO que aparece no line-up da marca no Brasil em 2022, tem carenagem fixa e o motor 117 Twin-Cooled. Com 1.923 cm³ de capacidade, o motor 117 produz 105 hp de potência máxima a 5.450 rpm, além de um torque brutal de 17,1 kgf.m a 3.500 giros.

Sistemas de assistência ao condutor, como sistema ABS aprimorado para curvas, controle de tração e de derrapagem, além de assistência de subida e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

Além dos acessórios exclusivos e da tecnologia embarcada, vale destacar o sistema de Infotainment Boom Box GTS que tem alto-falantes desenvolvidos em parceria com a Rockford Fosgate, para melhorar a experiência do motociclista. Equipada com topcase e malas laterais rígidas, a CVO Road Glide Limited tem assentos e manoplas aquecidas, e faróis duplos de LED.

BMW R 1250 RT - R$ 203.900

A BMW Motorrad mostrou a nova geração da R 1250 RT durante o Festival Interlagos 2022. Além de um face-lift no visual, a touring com motor boxer, de dois cilindros opostos, é a primeira moto da marca alemã equipada com a versão mais completa do sistema avançado de assistência ao piloto (da sigla em inglês ARAS, Advanced Rider Assistance Systems), desenvolvido em parceria com a Bosch.

Nova BMW R 1250 RT - Divulgação - Divulgação
Além do design renovado, sistema de radar é grande novidade da BMW R 1250 RT
Imagem: Divulgação

Com auxílio dos radares frontal e traseiro, oferece controle adaptativo de velocidade (ACC) e o sistema de detecção de ponto cego (BSD). Outro item de segurança do modelo são os faróis direcionais, que se acendem acompanhando a inclinação da moto.

Chama a atenção também a enorme central multimídia, com uma tela colorida de TFT com mais de 10 polegadas - a maior a equipar uma moto e que pede até uma película protetora, como os smartphones. Maior que alguns tablets, o painel tem, obviamente, sistema de conectividade e apresenta o navegador, quase como em um automóvel.

A R 1250 RT tem motor de dois cilindros opostos, 1.254 cm³ de capacidade, arrefecimento líquido e comando de válvulas variável, capaz de produzir 136 cv de potência máxima. O câmbio de seis velocidades conta sistema de assistência de troca de marchas, que dispensa o uso da embreagem, e transmissão final por eixo-cardã.