Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Triumph elétrica tem autonomia de 161 km e recarrega em 20 minutos; conheça

Testes com a TE-1, protótipo da primeira moto elétrica da Triumph, apresentaram resultados surpreendentes; confira  - Divulgação
Testes com a TE-1, protótipo da primeira moto elétrica da Triumph, apresentaram resultados surpreendentes; confira Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

13/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Triumph concluiu os testes com o protótipo de sua primeira moto elétrica. Segundo a marca inglesa, os resultados obtidos pela TE-1 são surpreendentes e animadores. O modelo fez de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos e alcançou uma autonomia de 100 milhas, ou seja, cerca de 161 quilômetros.

Desenvolvida em parceria com a Williams Advanced Engineering, a Integral Powertrain e a Universidade de Warwick, a TE-1 superou as expectativas do projeto, de acordo com a fabricante inglesa. Principalmente pelo desempenho final da bateria e sua autonomia.

Com base em testes e projeções, o protótipo da primeira moto elétrica da Triumph rodou 161 quilômetros (100 milhas) sem a necessidade de recarregar - alcance que superou a autonomia real das motocicletas elétricas equivalentes disponíveis atualmente.

Para isso, foi utilizada frenagem regenerativa na motocicleta, ou seja, quando o piloto freia também recarrega a bateria. Segundo a Triumph, ainda há espaço para otimização do sistema, bem como maior eficiência da unidade geradora do motor e na transmissão, o que poderia melhorar ainda mais a autonomia das futuras motocicletas elétricas da marca inglesa.

Os avanços nas tecnologias de bateria e de carregamento que foram desenvolvidos como parte do projeto Triumph TE-1, em colaboração com a Williams Advanced Engineering (WAE), resultaram em um tempo de 20 minutos, para recarregar 80% da carga total da bateria. Dessa forma, o projeto alcançou as metas estabelecidas pela Innovate UK, a agência de pesquisa e inovação do governo britânico.

Desempenho de moto de 1.200 cc

De acordo com a Triumph, o desempenho de sua moto elétrica é semelhante ao da Speed Triple de 1200 cc. O protótipo TE-1 oferece um pico de potência de 130 kW (177 cv) e torque máximo de 109 Nm (11,12 m.kgf). Números capazes de levar a moto elétrica de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos - mais rápido do que muita esportiva com motor de combustão interna.

Com o refinamento dos componentes eletrônicos, incluindo o sistema de controle de tração e o controle de elevação da roda dianteira, a equipe responsável pela entrega do projeto TE-1 antecipa que o desempenho pode ser aprimorado ainda mais, aproveitando todo o potencial de torque para permitir uma aceleração ainda mais rápida.

Com um peso total de 220 kg, o protótipo TE-1 é mais leve do que as motocicletas elétricas equivalentes disponíveis atualmente, em até 25%, proporcionando uma incrível relação potência-peso. Tendo um tamanho físico e escala comparável a uma Street Triple, mas com a ergonomia, geometria e distribuição de peso de uma Speed Triple.

Base para uma futura moto elétrica de série

O principal objetivo do projeto TE-1 sempre foi focar no desenvolvimento do que uma motocicleta elétrica seria capaz de fazer. Embora a Triumph reforce que a TE-1 seja apenas um protótipo, os resultados animaram os executivos da marca e já dão pistas de como poderá ser a futura moto elétrica da fabricante inglesa.

Moto elétrica da Triumph - Divulgação - Divulgação
TE-1 pesa 220 kg e tem porte da Street Triple 765, mas desempenho da Speed Triple de 1.200 cc
Imagem: Divulgação

Segundo Steve Sargent, Diretor de Produto da Triumph Motorcycles, o protótipo TE-1 é o primeiro passo na jornada para o desenvolvimento de de motos movidas a eletricidade. Os resultados alcançados em seu programa de testes forneceram insights que guiarão a criação de uma moto elétrica da Triumph em série, afirmou o executivo.

"Claro, a motocicleta de produção final não será exatamente o que você vê aqui hoje, mas tenha certeza de que os modelos que desenvolveremos abrangerão todos os seus aprendizados e seu emocionante espírito dinâmico", garantiu Sargent.