PUBLICIDADE
Topo

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido
Seu cadastro foi concluído!
reinaldo-azevedo

Reinaldo Azevedo

mauricio-stycer

Mauricio Stycer

josias-de-souza

Josias de Souza

jamil-chade

Jamil Chade

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bigtrail KTM 1290 Super ADV S chega ao Brasil com radar por R$ 165 mil

Nova geração do modelo faz sua estreia no Festival Interlagos 2022, que abre as portas a imprensa e convidados hoje (23/6) - Rudi Schedl/Divulgação
Nova geração do modelo faz sua estreia no Festival Interlagos 2022, que abre as portas a imprensa e convidados hoje (23/6) Imagem: Rudi Schedl/Divulgação
Conteúdo exclusivo para assinantes
Arthur Caldeira

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Colunista do UOL

23/06/2022 04h00Atualizada em 24/06/2022 08h51

Objeto de desejo entre os motociclistas aventureiros, a KTM 1290 Super ADV S chega ao Brasil e faz sua estreia no Festival Interlagos 2022 com preço sugerido de R$ 164.900. A nova geração da bigtrail austríaca traz como principal novidade o controle adaptativo de velocidade (Adaptative Cruise Control), semelhante ao utilizado na Ducati Multistrada V4.

Por meio de radares, o controle adaptativo de velocidade usa um radar que monitora os veículos à frente e ajusta automaticamente a velocidade e distância segura. O sistema já é utilizado em automóveis de luxo.

Equipada com um motor de dois cilindros em "V", com 1.301 cm³ de capacidade, a 1290 Super ADV S produz 160 cv de potência máxima e 138 Nm de torque. Tem câmbio de seis marchas, com embreagem assistida.

KTM 1290 Sjuper Adventure S  - Divulgação - Divulgação
KTM 1290 Super ADV S tem rodas aro 19, na dianteira, e 17, na traseira, com suspensões semiativas
Imagem: Divulgação

A versão S da 1290 ADV tem rodas de liga-leve, com aro de 19 polegadas, na dianteira, e 17, na traseira. Os pneus são Mitas Terra-Force R, mais voltado para o asfalto, nas medidas 120/70-19 (diant.) e 160/70-17 (tras.).

As suspensões eletrônicas semiativas são da grife WP: garfo telescópico invertido, na frente, e monoamortecedor, atrás - ambas com 200 mm de curso. O tanque tem capacidade para 23 litros e o peso a seco é de 220 kg.

Bigtrail tecnológica

Além do controle adaptativo de velocidade, a KTM 1290 Super ADV S conta com muita tecnologia embarcada. São cinco modos de pilotagem, diversos sistemas de assistência ao condutor, como controle de tração e ABS otimizado para curvas, tudo controlado por um sensor de medição inercial de seis eixos da Bosch.

ktm 1290 Super Adventure S - Rudi Schedl/Divulgação - Rudi Schedl/Divulgação
KTM 1290 Super ADV S traz cinco modos de pilotagem e freios ABS otimizados para curvas
Imagem: Rudi Schedl/Divulgação

Outra novidade na bigtrail austríaca é o painel TFT com tela colorida de 7 polegadas, com conexão Bluetooth com o smartphone. Os controles no punho foram redesenhados para facilitar a navegação.

Destaque ainda para a nova ergonomia da aventureira 1290: o assento ficou mais baixo (849 mm) e agora pode ser ajustado em duas posições. O para-brisa também oferece ajustes em até 5 centímetros.

A bigtrail KTM 1290 Super ADV S chega para disputar mercado com a BMW R 1250 GS e a nova Triumph Tiger 1200, além da Ducati Multistrada V4 S. Importada, porém, a aventureira austríaca tem preço superior às concorrentes.

*Nota do colunista: No Brasil, a KTM 1290 Adventure S - e toda linha de bigtrail da marca austríaca - não pode ser vendida com seu nome original. Isso porque a Fiat entrou na justiça requerendo os direitos da nomenclatura "Adventure" para sua linha Palio, registrada lá no início dos anos 2000. Por isso, o nome do modelo foi atualizado.