Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
BMW anuncia nova moto esportiva de entrada, a G 310 RR; conheça
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A BMW finalmente confirmou o lançamento da G 310 RR, uma versão esportiva da sua moto de entrada. Após diversas especulações, a mini esportiva será apresentada em 15 de julho, mas, por enquanto, apenas na Índia. No mercado indiano, inclusive, a pequena RR já está em pré-venda, porém seu preço não foi revelado.
Há alguns anos, existem boatos de que a fabricante alemã criaria um modelo carenado baseado na plataforma monocilíndrica, criada em parceria com a indiana TVS. Até mesmo durante a apresentação da naked G 310R, a pioneira da família, em 2015, o então presidente da BMW Motorrad, Stephan Schaller, deu pistas de que a plataforma daria origem a outras versões.
Em 2017, surgiu a G 310 GS que, assim como a naked R, já é vendida no Brasil. Consultada, a subsidiária brasileira da marca alemã afirmou que "não há confirmação do lançamento do modelo no Brasil, mas a BMW Motorrad sempre está avaliando novos produtos do lineup global".
Como será a nova G 310 RR
Como o lançamento oficial do modelo está marcado para julho, a BMW divulgou apenas alguns vídeos teaser e algumas imagens da G 310RR, mas não revelou detalhes técnicos.
Entretanto, parece óbvio que a pequena esportiva vai usar o mesmo motor de um cilindro, 313 cc e 34 cv de potência máxima, que já equipa as versões naked e trail.
As rodas também aparentam ter o mesmo desenho e medida da G 310 R, ou seja, de liga-leve com 17 polegadas de diâmetro. Pelo que se pode notar pelas fotos, o freio também terá disco simples, na dianteira, com pinça de fixação radial.
O conjunto de suspensões terá garfo telescópico invertido, na dianteira, e suspensão monoamortecida, na traseira. Ambos igualmente herdados da G 310 R, mas provavelmente terão um acerto mais esportivo, para se adequar a proposta do novo modelo.
As diferenças aparecem no conjunto óptico duplo e na lanterna de LED que, aliás, lembra bastante a utilizada na Apache 310 RR da TVS, parceira no desenvolvimento e produção da linha G 310 da BMW.
A posição de pilotagem será nova. Em uma das fotos, nota-se uma mesa de direção esportiva, com dois semi guidões, indicando uma posição mais racing.
O preço da nova BMW G 310RR ainda não foi divulgado, mas provavelmente será maior do que suas irmãs naked e trail. Aqui no Brasil, a G 310R é vendida por R$ 34.990; enquanto a G 310 GS sai por R$ 37.990. Caso venha para o Brasil, a "Baby RR" deverá custar mais do que isso. Algo em torno de R$ 40 mil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.