PUBLICIDADE
Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

BMW anuncia nova moto esportiva de entrada, a G 310 RR; conheça

Esportiva da linha G 310 será lançada na Índia em 15 de julho; não há confirmação da vinda do modelo para o Brasil - Divulgação
Esportiva da linha G 310 será lançada na Índia em 15 de julho; não há confirmação da vinda do modelo para o Brasil Imagem: Divulgação
Conteúdo exclusivo para assinantes
Arthur Caldeira

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Colunista do UOL

11/06/2022 04h00

A BMW finalmente confirmou o lançamento da G 310 RR, uma versão esportiva da sua moto de entrada. Após diversas especulações, a mini esportiva será apresentada em 15 de julho, mas, por enquanto, apenas na Índia. No mercado indiano, inclusive, a pequena RR já está em pré-venda, porém seu preço não foi revelado.

Há alguns anos, existem boatos de que a fabricante alemã criaria um modelo carenado baseado na plataforma monocilíndrica, criada em parceria com a indiana TVS. Até mesmo durante a apresentação da naked G 310R, a pioneira da família, em 2015, o então presidente da BMW Motorrad, Stephan Schaller, deu pistas de que a plataforma daria origem a outras versões.

Em 2017, surgiu a G 310 GS que, assim como a naked R, já é vendida no Brasil. Consultada, a subsidiária brasileira da marca alemã afirmou que "não há confirmação do lançamento do modelo no Brasil, mas a BMW Motorrad sempre está avaliando novos produtos do lineup global".

Como será a nova G 310 RR

Como o lançamento oficial do modelo está marcado para julho, a BMW divulgou apenas alguns vídeos teaser e algumas imagens da G 310RR, mas não revelou detalhes técnicos.

BMW G 310RR - Divulgação - Divulgação
G 310RR terá suspensão invertida na dianteira e pinça de freio radial, como sua irmã naked
Imagem: Divulgação

Entretanto, parece óbvio que a pequena esportiva vai usar o mesmo motor de um cilindro, 313 cc e 34 cv de potência máxima, que já equipa as versões naked e trail.

As rodas também aparentam ter o mesmo desenho e medida da G 310 R, ou seja, de liga-leve com 17 polegadas de diâmetro. Pelo que se pode notar pelas fotos, o freio também terá disco simples, na dianteira, com pinça de fixação radial.

Lanterna traseira G 310RR - Divulgação - Divulgação
Lanterna traseira de LED da G 310RR lembra a TVS Apache RR 310
Imagem: Divulgação

O conjunto de suspensões terá garfo telescópico invertido, na dianteira, e suspensão monoamortecida, na traseira. Ambos igualmente herdados da G 310 R, mas provavelmente terão um acerto mais esportivo, para se adequar a proposta do novo modelo.

As diferenças aparecem no conjunto óptico duplo e na lanterna de LED que, aliás, lembra bastante a utilizada na Apache 310 RR da TVS, parceira no desenvolvimento e produção da linha G 310 da BMW.

Tanque G 310RR - Divulgação - Divulgação
Mesa de direção e semiguidões indicam posição de pilotagem esportiva, de acordo com a proposta da nova Baby RR
Imagem: Divulgação

A posição de pilotagem será nova. Em uma das fotos, nota-se uma mesa de direção esportiva, com dois semi guidões, indicando uma posição mais racing.

O preço da nova BMW G 310RR ainda não foi divulgado, mas provavelmente será maior do que suas irmãs naked e trail. Aqui no Brasil, a G 310R é vendida por R$ 34.990; enquanto a G 310 GS sai por R$ 37.990. Caso venha para o Brasil, a "Baby RR" deverá custar mais do que isso. Algo em torno de R$ 40 mil.