Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Haojue NK 150: conheça nova moto trail que vem brigar com Bros e Crosser

Haojue NK 150 começou a ser montada no Brasil no início de fevereiro e deve chegar às lojas ainda no primeiro trimestre deste ano   - Divulgação
Haojue NK 150 começou a ser montada no Brasil no início de fevereiro e deve chegar às lojas ainda no primeiro trimestre deste ano Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

20/02/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Haojue NK 150 finalmente vai chegar ao mercado brasileiro. A nova NK 150 virá disputar o segmento de trail urbanas com Honda NXR 160 Bros e Yamaha XTZ 150 Crosser, dois grandes sucessos de venda das marcas japonesas.

Apresentada no Salão Duas Rodas 2019, a NK 150 seria lançada em 2020, mas a pandemia atrasou os planos da JTZ Motos, empresa do grupo J.Toledo que também representa a Suzuki no País Havia a previsão de que a trail chegaria no ano passado, o que também não aconteceu.

Mas agora, desde o início de fevereiro, a nova moto trail já está sendo montada em Manaus e deve chegar ao mercado ainda neste primeiro trimestre de 2022. Embora ainda não tenha sido divulgadas informações, como especificações, cores e preço da NK 150, confira o que sabemos sobre a nova trail urbana.

Como é a NK 150

A nova Haojue NK 150 segue a mesma receita de "trail urbana" da Bros 160 e da Crosser 150. Afinal, o modelo tem roda de 19 polegadas, na dianteira, e de 17, na traseira. Diferentemente das motos trail "puro sangue" que usam aro 21, na dianteira.

Haojue NK 150 Branca - Divulgação - Divulgação
Haojue NK 150 terá motor injetado e freio a disco com sistema ABS na dianteira
Imagem: Divulgação

Até mesmo o design da NK 150, com pequena carenagem de forma arredondadas no farol e o para-lama alto, lembram os de antigas versões da Bros. O modelo, porém, usa freio a disco apenas na roda dianteira, com o tambor atrás. Segundo fontes ligadas a JTZ Motos, a NK 150 montada no Brasil deverá ter sistema de freio ABS, na dianteira - a exemplo da Yamaha Crosser.

Já a motorização é conhecida dos brasileiros. A trail deve usar o mesmo motor monocilíndrico de 149 cm³, que já equipa a street DK 150S FI. Alimentado por injeção eletrônica, produz 12,3 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 1,24 kgf.m de torque a 6.000 giros. O câmbio tem cinco velocidades.

As suspensões são do tipo garfo telescópico, na dianteira, e monoamortecida, na traseira. O peso do conjunto em ordem de marcha é de 139 kg. E o assento fica a 839 mm do solo.

A nova trail NK 150 fica atrás de Bros e Crosser em desempenho e também no quesito freios, pois os modelos de Honda e Yamaha contam com disco na traseira.

Portanto, para abocanhar uma fatia de mercado das conhecidas trail japonesas, a NK 150 precisará ter preço competitivo. Atualmente, a Honda NXR 160 Bros tem preço sugerido de R$ 15.330 e usa freios combinados, já a XTZ 150 Crosser é vendida a partir de R$ 16.190, mas conta com o ABS na roda dianteira.