PUBLICIDADE
Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Mousse' para motos de rua promete acabar com furos no pneu; entenda

Sistema, criado para motos de rali, foi adaptado para o uso no asfalto e permite continuar rodando até o borracheiro - Divulgação
Sistema, criado para motos de rali, foi adaptado para o uso no asfalto e permite continuar rodando até o borracheiro Imagem: Divulgação
Conteúdo exclusivo para assinantes
Arthur Caldeira

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Colunista do UOL

24/01/2022 18h52

Ter o pneu furado é um dos maiores pesadelos de quem anda de moto. Não apenas porque significa o fim do passeio de moto, mas porque pode ser perigoso. Um furo no pneu dianteiro, por exemplo, pode causar perda de controle da moto e até uma queda.

Pensando nisso, a empresa italiana Risemousse desenvolveu um mousse para motos de rua que promete resolver o problema. Mas, afinal, o que é o mousse?

Utilizado nas motos de rali, o mousse é uma espécie de borracha expandida, que tem a forma do pneu e é instalada no lugar da câmara de ar. Não confunda com as vacinas de pneu que existem por aí. O mousse preenche quase todo o espaço normalmente ocupado pelo ar.

mousse - Divulgação/Risemousse - Divulgação/Risemousse
Mousse tem o formato de uma rosquinha, mas é feita de polímero expandido e substitui o ar nos pneus
Imagem: Divulgação/Risemousse

Criado para motos off-road, um dos fatores que impediam o mousse de ser utilizado no dia a dia, por motos de rua, era a longevidade dos materiais. Em provas de rali, o mousse é trocado diariamente. Outro problema é que os pneus atingem temperaturas mais altas no asfalto, o que poderia causar o esfarelamento do material.

Segundo a empresa, esses problemas foram resolvidos com o desenvolvimento de um novo composto para o mousse de rua. Feito em plástico expandido de polímeros com nanotecnologia, o composto permite ao mousse manter o desempenho durante o uso, memorizando sua densidade.

Como funciona

Chamada de B-Sure, a mousse para motos de rua da Risemousse tem o formato da câmara de ar. Também inclui um sistema de monitoramento da pressão dos pneus que se conecta por Wi-fi a um pequeno painel, que é instalado no guidão da moto.

mousse cortado - Divulgação/Risemousse - Divulgação/Risemousse
Mousse preenche quase todo o espaço onde normalmente fica o ar em um pneu; há apenas uma fina camada de ar (mostrada em azul)
Imagem: Divulgação/Risemousse

O mousse preenche a maior parte do espaço onde normalmente ficaria o ar em um pneu convencional. Uma fina camada de ar fica entre a mousse e o pneu - mostrada nas fotos como uma espuma azul. Se o pneu furar, essa pequena quantidade de ar escapa e o motociclista é avisado.

Assim como os pneus run-flat, encontrados na indústria automotiva, o sistema de mousse permite que piloto continue, em uma velocidade reduzida, até um local de reparo.

Segundo a Risemousse, o sistema B-Sure começa a ser vendido no segundo trimestre deste ano na Europa. Inicialmente, estará disponível em diversas medidas para motos aventureiras e urbanas.

Os preços variam de 60 a 110 euros (R$ 375 a R$ 685, na cotação de hoje, 24/01) por mousse. Já para motos bigtrail, os valores de cada mousse vão de 150 euros a 180 euros (R$ 935 a R$ 1.120). Não é barato, mas, só de não ter que parar para remendar a câmara já vale o investimento, não acham?