Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nova Honda NC 750X com câmbio DCT chega ao Brasil em 2022

Além do câmbio de dupla embreagem, nova geração da crossover da Honda terá modos de pilotagem e controle de tração  - Divulgação
Além do câmbio de dupla embreagem, nova geração da crossover da Honda terá modos de pilotagem e controle de tração Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

26/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Como presente de Natal para os motociclistas brasileiros, a Honda confirmou a chegada de três novidades para o início de 2022. A mais importante delas é, sem dúvida, a nova geração da NC 750X que será vendida com a opção do câmbio DCT, de dupla embreagem.

Também chegarão ao País a renovada CB 1000R, que passou por um face-lift, e a nova maxi-scooter X-ADV, que ganhou motor mais potente e novo design. Ambas vão oferecer mais conectividade, com conexão Bluetooth e o sistema de assistente de voz chamado de Honda Smartphone Voice Control System (HSVCS), que se trata de uma espécie de Google Assistant criado pela Honda.

Os preços, especificações técnicas e datas exatas do lançamento dos três modelos ainda não foram definidos. A Honda, porém, afirma que isso deve acontecer no primeiro quadrimestre do próximo ano, ou seja, até abril de 2022.

NC 750 X terá duas versões com câmbio manual e DCT

A nova geração da NC 750X será vendida no Brasil com a opção do câmbio convencional e também com DCT, como já acontece com a Africa Twin 1100. O câmbio de dupla embreagem já representa 52% das vendas da NC na Europa e a Honda pretende repetir o sucesso também no mercado brasileiro.

Nc 750X 2022 - Divulgação - Divulgação
NC 750X 2022 ganhou visual novo, além de motor mais potente e novos controles eletrônicos
Imagem: Divulgação

Além do design novo, a principal novidade da NC 750X é o motor cerca de 4 cv mais potente - pelo menos, na Europa. Porém, vale ressaltar que as leis de emissão de ruídos no Brasil, às vezes, fazem com que as fábricas tenham de restringir o desempenho de alguns modelos por aqui.

Com alterações nos comandos de válvulas e melhoria na admissão e escape, segundo a Honda, o bicilíndrico paralelo passou dos 54,5 cv a 6.250 rpm, da versão atual, para 58,6 cv a 6.750 rpm. O modelo também ganhou acelerador eletrônico.

A nova tecnologia permitiu a adoção de três modos de pilotagem - Chuva, Normal e Sport - que alteram a entrega de potência e o freio motor, além das trocas automáticas do câmbio DCT. A nova NC 750X ainda traz controle de tração, com três níveis de atuação, e freios ABS.

NC 750X 2022 - Divulgação - Divulgação
Nova geração da crossover de dois cilindros tem novo painel, assento mais baixo e para-brisa mais alto
Imagem: Divulgação

Nos equipamentos, destaque para o novo conjunto óptico, totalmente de LED, novo desenho do para-brisa e maior capacidade de carga no compartimento da NC, que fica no lugar onde normalmente está o tanque de combustível, e passou de 22 para 23 litros. O assento da nova geração da crossover também ficou 30 mm mais baixo do que a geração anterior.

CB 1000R terá edição especial

Vendida no Brasil desde 2019, a CB 1000R Neo Sports Cafe passou por um face-lift para 2022. A naked de quatro cilindros, 1.000 cc e 141 cv ganhou novo conjunto óptico, rodas com desenho inédito e novas molduras do radiador.

O modelo 2022 da naked ainda ganhou novo painel TFT colorido de 5 polegadas e conectividade proporcionada pelo HSVCS - Honda Smartphone Voice Control System -, que permite integrar as facilidades dos smartphones ao dia a dia do uso da motocicleta.

Honda CB 1000R 2022 - Divulgação - Divulgação
CB 1000R 2022 tem visual novo e algumas melhorias; naked de quatro cilindros terá versão Black Edition (à esq.) com quickshift e acabamento exclusivo
Imagem: Divulgação

Outra grande novidade para 2022 é a chegada da versão Black Edition, que traz pintura em preto aplicada a todas as superfícies em uma versão customizada de fábrica. Equipamento exclusivo da versão Black Edition é a capa do assento do passageiro, que transforma a CB 1000R em uma exclusiva monoposto.

Outra diferença da CB 1000R Black Edition é o quickshifter, sistema que dispensa o uso da embreagem e proporciona trocas de marcha mais rápidas, aumentando o poder de aceleração e desempenho da naked.

X-ADV tem visual novo e mais potência

Precursora do conceito adventure no segmento de scooters, a Honda X-ADV 2022 também vem com painel TFT colorido de 5 polegadas, motor mais potente com quatro modos de pilotagem, relações de câmbio revistas (as três primeiras marchas mais curtas, as três últimas mais longas) e o assistente de controle de voz para smartphones HSVCS.

X-ADV 2022 - Divulgação - Divulgação
Modelo 2022 da X-ADV traz modos de pilotagem, para-brisa com regulagem em cinco posições e painel de TFT com conectividade Bluetooth
Imagem: Divulgação

O chassi da scooter foi redesenhado e permitiu o aperfeiçoamento da carroceria sem prejudicar o design ousado da scooter. Destaque para o novo para-brisa mais protetivo, regulável em cinco posições. A nova X-ADV também ficou 3 kg mais leve e o espaço sob o assento passou de 21 para 22 litros de capacidade.