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Ducati mostra nova Desert X, sua primeira bigtrail de "verdade"; conheça
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A Ducati apresentou hoje a nova Desert X, durante uma live transmitida direto da Expo 2020 Dubai. A nova bigtrail da marca italiana usa o motor Testastretta 11°, com dois cilindros em "V" e 937 cm³ de capacidade.
Já usado em outros modelos da marca, como a Multistrada 950, o V2 produz 111 cv de potência máxima a 9.250 rpm na DesertX. Recebeu adaptações para o uso off-road, como uma nova relação de marchas, e oferece bons 9,38 kgf.m de torque máximo a 6.500 giros.
O visual vintage da Desert X foi inspirado nas motos aventureiras dos anos 80 e 90. Coincidência ou não, a mesma fonte usada pela também italiana MV Agusta em seus novos modelos para o segmento.
A nova bigtrail da Ducati também traz toques de modernidade, como os faróis em LED,e o painel completamente digital. Isso sem falar nos controles eletrônicos, com seis modos de pilotagem, controle de tração, nível do freio motor, assistente de troca de marcha, freios ABS, etc.
Equipada com roda dianteira de 21'' e traseira de 18", a Desert X tem suspensões com mais de 200 mm de curso e 250 mm de distância livre do solo. Usa quadro em treliça, rodas raiadas calçadas com pneus off-road Pirelli Scorpion Rally STR, e pesa 202 kg (a seco).
Tanque extra
Feita para rodar muitos quilômetros por qualquer estrada, a Desert X tem tanque de combustível de 21 litros. Achou pouco? Pode-se montar um segundo tanque (disponível como acessório) na parte traseira, acrescentando mais 8 litros de capacidade. A transferência de combustível do tanque traseiro para o frontal pode ser feita no painel, quando a gasolina no tanque principal cai abaixo de um certo nível.
Além do diâmetro adequado, as rodas da Desert X são raiadas e aceitam o uso de pneus sem câmara. A escolha é funcional para viagens, porque pneus tubeless, ou seja, sem câmara são mais fáceis de reparar, em caso de um furo.
Que me desculpem os fãs da Multistrada, mas com tais especificações, a nova Desert X é a primeira bigtrail de verdade já produzida pela marca italiana. Afinal, a Multistrada, à venda no Brasil nas versões de 950 cc e 1260 cc, se encaixa mais no segmento crossover do que no aventureiro, pois usa rodas de 17 polegadas, na frente e atrás.
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